Carlos Turdera

Carlos Ricardo Felipe Turdera nasceu em 29 de novembro de 1965, em La Pampa (Argentina). Fez o curso de Ciências da Comunicação Social/Jornalismo na Universidade de Buenos Aires, completando-o em 1991.
Em seu país natal, trabalhou, a partir do final de 1988, em jornais e em revistas a maior parte das vezes, mas também em rádio e televisão. Foi redator do jornal La Razón (Buenos Aires), entre 1992 e 1993, e editor no diário Jornada (Trelew), tanto na versão impressa como na digital, de 1996 a 2002. Continua publicando uma coluna semanal neste último desde então.
Reside em São Paulo desde maio de 2002, depois de aceitar convite para um programa de intercâmbio do jornal Folha de S.Paulo. Foi editor da edição em espanhol da BIG ? Brasil International Gazeta, revista eletrônica do jornal Gazeta Mercantil (SP), entre dezembro de 2004 e setembro de 2007. Paralelamente, atuou como correspondente dos jornais argentinos La Nación e El Tiempo (neste, como freelancer), de dezembro de 2006 a julho de 2007.
Cobriu para o jornal Deutsche Welle a visita da chanceler alemã ao Brasil em maio de 2008. Trabalhou também como stringer para a agência AFP, em fevereiro de 2009. Atuou, também, como editor de conteúdo do site Café Crift, de 2002 até início de 2008.
Publicou também matérias nos jornais espanhóis La Vanguardia e El País, além de ser mencionado em diversos fóruns e meios de comunicação internacionais, como o Boletim Unesco Board, Diplomatic Olá, Brasil IMS, El Libertador e Rebellion, entre outros.
É editor das múltiplas plataformas de mídias do Terra desde agosto de 2008, atuando como redator dos sites regionais do portal desde fevereiro de 2011.
Escreveu um capítulo (Hábeas data) do livro Guerra e Imprensa, um olhar crítico da cobertura da Guerra do Iraque (Summus, 2003). No mesmo ano, apresentou uma dissertação intitulada Brasil em la prensa argentina, durante o 1º Encontro de Correspondentes Estrangeiros,  realizado em São Paulo em 2003.
É autor do livro A Estrela Vermelha Chega ao Céu (Mérito, 2007), crônica sobre a chegada de Lula e do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República do Brasil.
Atualizado em novembro de 2011.
Fontes:
Informações fornecidas pelo correspondente

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *