Ariel Palacios

Ariel Palacios nasceu em 23 de maio de 1966, em Buenos Aires, Argentina. É cidadão brasileiro. Mudou-se com a família para o Brasil aos três anos de idade. Quis ser diplomata, mas o fato de não ter nascido no Brasil foi um impedimento. Decidiu, então, cursar Jornalismo porque queria ter uma profissão que lhe possibilitasse viajar e conhecer diferentes lugares do mundo. Concluiu o curso de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), em 1987.
 
Em 1993, fez um curso de Máster de Jornalismo no jornal El País, em Madri, Espanha. De volta ao Brasil, ainda estava em dúvida sobre como encaminharia a sua carreira, até que em uma viagem de lazer a Buenos Aires, foi convencido por um amigo espanhol, correspondente do El País, a mudar radicalmente o seu roteiro de vida: “Que tal ficar por aqui e tentar a vida como correspondente freelancer para veículos brasileiros?” Com a cara e a coragem, ele topou e está na capital argentina até hoje.
 
Começou trabalhando para o jornal O Estado de S.Paulo, em 1995 como freelancer, sendo contratado pouco depois. Em 1996, passou a ser também correspondente da rádio CBN e, em seguida, do canal de televisão Globo News. Colaborou com a antiga rádio Eldorado de 1997 a 2005, bem como com a revista Imprensa e o portal Observatório da Imprensa.
 
Continua trabalhando para a Globo News. Em dezembro de 2014 deixou o jornal O Estado de S.Paulo, período em que cobriu da Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Chile. Também mantinha um blog intitulado Os Hermanos, no portal do Estadão. Foi agraciado com o Prêmio Estado de Jornalismo 2009, na categoria Melhor Blog.
 
Consequência de seu trabalho jornalístico, lançou o livro Os Argentinos (Contexto, 2013), no qual procura desvendar “esse povo que clama ter inventado o doce de leite e a caneta esferográfica e brilha no Cinema e na Literatura”. 

Recebeu em 2014 o Prêmio Comunique-se de Melhor Correspondente de Mídia Impressa Brasileira no exterior.

 
É casado com a jornalista Miriam De Paoli.
 
 
Atualizado em dezembro/2014 – Portal dos Jornalistas
Fonte:
file:///C:/Users/Zeza/Downloads/jornalistasecia978%20(1).pdf
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *