O repórter Valmir Salaro deixará a TV Globo no final de 2023, após 31 anos de casa. A decisão foi tomada em comum acordo, e Salaro poderá participar de projetos específicos de jornalismo da emissora a partir de 2024. As informações são do F5 (Folha de S.Paulo).

Salaro foi por mais de 20 anos repórter especial do Fantástico, função que exerceu até agora. Cobriu principalmente assuntos policias e foi responsável por reportagens de crimes que chocaram o Brasil. Foi o primeiro repórter a revelar o caso Escola Base, sobre abuso sexual de crianças em uma escola, em 1994. Os donos da escola foram acusados e duramente execrados pela mídia e pela opinião pública na época, mas posteriormente ficou provado que eles eram inocentes.

Em 2022, a Globo lançou o documentário Escola Base – Um repórter enfrenta o passado, no qual Salaro reencontrou os envolvidos no caso e pediu desculpas pelos erros cometidos na cobertura.

“O estrago tinha sido feito. Com isso, aprendi uma lição: desconfiar sempre da versão policial e não embarcar em um ponto de vista sem uma investigação própria tratando-se de um assunto tão grave”, afirmou Salaro, em depoimento ao Memória Globo.

“Queria dar o furo jornalístico, porque era uma informação importante no interesse da sociedade, mas eu poderia ter esperado um pouco mais”, contou o jornalista. No dia seguinte, antes de colocar a matéria no ar, eu cheguei até a ir à escola. Só que eles não me atenderam. Eu deveria ter insistido até conseguir uma palavra deles, para dar o direito de eles se defenderem de uma acusação tão grave como aquela”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments