O site de notícias americano The Intercept vai se tornar uma organização sem fins lucrativos independente, deixando o grupo First Look Media. A informação foi publicada na semana passada pelo site Axios, que teve acesso a um memorando enviado pela direção do Intercept a seus colaboradores.

Segundo o Axios, o Intercept já planejava esta separação há algum tempo. A ideia é que o site jornalístico se torne independente de sua controladora, para que consiga com mais facilidade financiamentos externos que possibilitem a construção de um modelo de negócios sustentável a longo prazo.

No memorando, David Bralow, novo gerente-geral do Intercept, declarou que, “sob essa nova estrutura independente, teremos uma equipe inteira dedicada a desenvolver e implementar um plano plurianual e multifacetado que garanta nosso crescimento e sustentabilidade por muitos anos. (…) Nossa missão e nosso zelo editorial pelo jornalismo contundente permanecem inalterados”.

Baalow escreveu também que o Intercept está reestruturando sua equipe e orçamentos como forma de se prevenir contra futuras dificuldades financeiras. Um número não definido de funcionários foi demitido.

Atualmente, a empresa conta com 50.000 membros pagos. Em 2020, em meio à pandemia, eram 70.000. Segundo o Axios, o Intercept atribui essa queda “ao desmembramento de sua operação no Brasil no ano passado”. Em outubro, o Intercept Brasil se separou da redação americana e promoveu uma campanha de arrecadação para dar continuidade ao trabalho, cuja meta foi alcançada em uma semana.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments