A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) disponibilizou em português o Relatório Sombra 2021, produzido originalmente em espanhol pela rede Voces del Sur, sobre violações às liberdades de imprensa e expressão e ao direito de acesso à informação em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil.

O estudo acompanha o progresso de países latino-americanos no que se refere ao indicador 16.10.1 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que monitora, entre outras questões, casos de homicídio, sequestro, desaparecimento forçado, detenção arbitrária e tortura de jornalistas.

O relatório apontou um cenário de retrocesso na América Latina em 2021. Foram detectados 4.931 casos de violência contra a imprensa na região, o que representa um aumento de 47% em relação aos 3.350 episódios de 2020. Em 72% dos casos, os agressores são conectados ao Estado. E 11 países da região tiveram alertas de violência de gênero contra profissionais da imprensa.

A Abraji faz parte da Voces del Sur desde 2019, fornecendo dados sobre violência contra jornalistas no Brasil. O relatório contém ainda dados de Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela, além de Paraguai e Costa Rica, os mais recentes países a integrarem a rede.

Confira o relatório na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments