O Google e o YouTube anunciaram a criação de um Fundo Global de Checagem de Fatos, por meio de uma doação de U$S 13,2 milhões à Rede Internacional de Checagem de Fatos, do Poynter Institute. A quantia servirá para apoiar uma rede de 135 organizações checadoras de informações em 65 países, em mais de 80 idiomas. O fundo será instituído no início de 2023.

O objetivo é apoiar organizadoras de checagem de fatos para que possam ganhar ainda mais relevância, lançar novas iniciativas e investir em conteúdos para reduzir os impactos das fake news ao redor do globo. A ideia é que essas empresas usem o fundo para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores.

A partir do ano que vem, o YouTube realizará para organizações verificadoras de informações treinamentos sobre engajamento com conteúdo em vídeo e melhores práticas na plataforma. O Google, por meio da Google News Iniciative, investiu quase 75 milhões de dólares em projetos e parcerias de combate à desinformação desde 2018.

Mais informações aqui.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments