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Repórteres Sem Fronteiras cobra solução de assassinatos de jornalistas no Brasil

Repórteres Sem Fronteiras cobra solução de assassinatos de jornalistas no Brasil
Repórteres Sem Fronteiras cobra solução de assassinatos de jornalistas no Brasil

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) cobrou esclarecimentos e punição para os casos de assassinato de dois jornalistas no Brasil nas últimas semanas, em circunstâncias ainda não esclarecidas. A entidade lamenta o “ambiente de trabalho extremamente tenso” e pede que as autoridades garantam a proteção da imprensa no País.

O radialista Weverton Rabelo Fróes, de 32 anos, conhecido como Toninho Locutor, foi executado em 4 de abril, na cidade de Planaltino, na Bahia. Fundador de uma rádio amadora local, ele apresentava um programa humorístico para a Rádio Antena 1. Foi assassinado na porta de sua casa por um homem armado em uma motocicleta, que fugiu logo em seguida.

Cinco dias depois, em 9 de abril, José Bonfim Pitangueiras, de 43 anos, produtor da Record TV, foi executado em Salvador por indivíduos armados. Segundo informações de pessoas próximas, Pitangueiras não havia mencionado ameaças recentes relacionadas ao seu trabalho.

Emmanuel Colombié, diretor do escritório da RSF para a América Latina, declarou que “toda luz deve ser lançada sobre esses assassinatos. As autoridades locais e federais devem identificar e levar à justiça os responsáveis por esses crimes, fazendo todo o possível para garantir a proteção dos jornalistas”.

A entidade lembra de outros casos recentes de ataques contra a liberdade de imprensa no Brasil: No começo do mês, a rádio Comunidade, de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, foi invadida por simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, após o radialista Júnior Albuquerque criticar a postura do presidente durante a pandemia de Covid-19. Em março, um bombeiro admitiu ter ateado fogo na sede do jornal Folha da Região, em Olímpia, no norte de São Paulo, em um ato de “revolta contra a imprensa”.

Vale lembrar que, nesta terça-feira (20/4), a RSF divulgou seu ranking sobre liberdade de imprensa ao redor do globo. O Brasil caiu quatro posições em relação ao levantamento anterior, e está agora em 111º lugar entre as 180 nações analisadas. Além disso, entrou na zona vermelha, composta por países onde o trabalho da imprensa é considerado “difícil”. Confira mais detalhes do ranking em MediaTalks by J&Cia.

Rachel Sheherazade pede indenização do SBT e acusa Silvio Santos de assédio moral

Rachel Sheherazade pede indenização do SBT e acusa Silvio Santos de assédio moral
Rachel Sheherazade pede indenização do SBT e acusa Silvio Santos de assédio moral

Rachel Sheherazade, demitida do SBT em agosto de 2020, pede na Justiça indenização da emissora no valor de R$ 20 milhões. Segundo o Notícias da TV (UOL), que teve acesso ao processo, ela afirma que nunca recebeu nenhum direito trabalhista, como férias remuneradas e 13º salário. A jornalista também acusa Silvio Santos, dono do SBT, de assédio moral e humilhação em rede nacional, e alega que foi vítima de censura e boicote por parte da chefia de Jornalismo da emissora.

A ação foi protocolada em 11 de março, na 3ª Vara do Trabalho de Osasco (SP), cidade em que a sede do SBT está instalada. Um dos episódios destacados na ação foi a cerimônia do Troféu Imprensa, realizada em 9 de abril de 2017, quando Sheherazade recebeu o Troféu Internet de melhor apresentadora de telejornal, que ela havia conquistado em 2016. A jornalista afirma ter sido humilhada em rede nacional por Silvio Santos na ocasião.

O processo destaca a seguinte frase do dono do SBT: “Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta”. A defesa de Sheherazade declarou que Silvio Santos teve uma atitude “nitidamente machista, que colocou a figura feminina numa posição em que a beleza física é supervalorizada em detrimento dos atributos intelectuais”.

Além disso, a jornalista acusa o SBT de censura. Ela foi afastada do comando do SBT Brasil, segundo sua defesa, em represália a suas publicações em redes sociais: “Silvio Santos a afastou da apresentação do telejornal SBT Brasil como nítida forma de punição em razão de seus comentários e opiniões, bem como reduziu seu espaço no ar”.

Outros fatos apontados no processo foram os boicotes que sofreu de colegas de trabalho. Sheherazade anexou prints de mensagens que trocou com José Occhiuso, diretor de Jornalismo do SBT, em que ela reclamava do desequilíbrio de distribuição de tarefas importantes. Por muitas vezes, seu nome era “esquecido” e somente Carlos Nascimento, que também deixou a emissora, acabava aparecendo.

Outro anexo é um e-mail que José Roberto Maciel, CEO do SBT, lhe enviou em outubro de 2014. Sheherazade havia pedido afastamento do trabalho para se submeter a uma cirurgia. O executivo relembrou a ela sobre a linha editorial do SBT e pediu para que ela revisse seu posicionamento político nas redes sociais, além de reduzir o tom, visto por ele como agressivo. Maciel disse que a postura dela envergonhava a ele e a muitos colegas de trabalho.

A Justiça Trabalhista marcou para 3 de agosto, às 10h10, a primeira audiência do caso. Confira mais detalhes na reportagem do Notícias da TV.

Hans River é condenado a indenizar Patrícia Campos Mello por danos morais

Após as condenações do presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Eduardo Bolsonaro, ambas por danos morais à repórter especial da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello, Hans River foi condenado pelo mesmo motivo em 14 de abril. Ex-funcionário da Yacows, ele foi uma das fontes ouvidas pela jornalista para uma reportagem sobre disparos ilegais em massa de mensagens a favor de Jair Bolsonaro, durante as eleições presidenciais de 2018.

A decisão é do juiz André Augusto Salvador Bezerra, da 42ª Vara Civil de São Paulo. Ele determinou ainda que River pague as custas processuais e os honorários advocatícios no valor de 15% da condenação. Cabe recurso. Na decisão, o magistrado afirmou que “sucede que as críticas dirigidas à autora pelo réu, citado na reportagem, não focam o trabalho. Focam a sua condição de mulher, o objeto de dominação sexual, conforme históricas práticas colonialistas que, em pleno século 21, ainda proporcionam forma ao sexismo”.

Ao prestar depoimento à CPMI das Fake News, em fevereiro de 2020, River mentiu e insultou a repórter da Folha ao afirmar que ela teria se insinuado sexualmente a ele em troca de informações. Após o ocorrido, Patrícia acionou a Justiça.

Anteriormente, Jair Bolsonaro foi condenado em primeira instância por danos morais à repórter da Folha, e terá que pagar R$ 20 mil, além das custas e despesas processuais e honorários advocatícios fixados em 10% do valor da condenação. Também cabe recurso da condenação. Após o depoimento de Hans River na CPMIT das Fake News, o presidente disse que Patrícia “queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro também foi condenado por danos morais contra a jornalista. Em live realizada em maio do ano passado, ele declarou que Patrícia “tentava seduzir” fontes para obter informações que fossem prejudiciais ao presidente. Eduardo foi condenado a pagar R$ 30 mil, além das custas processuais e honorários advocatícios no valor de 15% da condenação. Cabe igualmente recurso da decisão.

CNN Brasil investiga acusação de racismo contra Basília Rodrigues

Basilia Rodrigues, comentarista política da CNN Brasil, foi vítima de racismo por parte de um apoiador do deputado federal Nikolas Ferreira.
Basilia Rodrigues, comentarista política da CNN Brasil, foi vítima de racismo por parte de um apoiador do deputado federal Nikolas Ferreira.

Basília Rodrigues, comentarista política da CNN Brasil, foi alvo de racismo dentro da emissora. Denúncias recebidas pelo site Alma Preta, divulgadas em 15/4, apontam que a jornalista foi vítima de perseguição vinda de colaboradores do jornal. O caso está em investigação pela CNN Brasil.

Fontes da CNN afirmam que a profissional sofreu racismo por seu cabelo e recebeu tratamento diferente do que é dado a outros jornalistas em situações semelhantes.

“A edição do jornal Novo Dia chegou a reclamar da comentarista estar ’descabelada’. De acordo com as fontes, Basília mudou o cabelo de um lado para o outro, o que deixou uma parte mais volumosa. Os funcionários dizem ser comum orientar as pessoas, quando estão ao vivo, a arrumar o cabelo”, afirma o texto do Alma Preta. “Eu já cansei de ver esse tipo de orientação quando a pessoa está na bancada. Era a mesma coisa que deveriam ter feito: ’Basília, quando você mexeu o seu cabelo de um lado para o outro, ele ficou fora do lugar. É só mexer nele de novo”. É um briefing e um cuidado para se ter com qualquer tipo de apresentador, e não tiveram com ela”, completou.

Além disso, as denúncias apontaram que em recentes participações ao vivo da comentarista, os editores de imagem optaram por ocultá-la, deixando apenas sua voz e usando imagens de apoio para ilustrar as entradas ao vivo.

Também teriam ocorrido reclamações por conta do “fundo” que aparecia nas entradas que a jornalista fazia de sua casa. Foram criticadas “uma parede toda branca” e um fundo “com uma prateleira”. Em outra entrada ao vivo “a reclamação foi de que ela estaria ’olhando para cima’ no vídeo”. Segundo os profissionais ouvidos pelo site, diversas reclamações direcionadas ao trabalho de Basília seriam resolvidas com um pedido de ajuste ou chamada.

A direção da CNN Brasil divulgou uma nota reconhecendo a acusação como “gravíssima” e ressaltou: “A CNN Brasil não tolera qualquer tipo de discriminação, seja racial ou de outra natureza, e apura com rigor e transparência qualquer denúncia. Somos uma emissora recém-chegada ao Brasil, que debate abertamente questões de diversidade, equidade e justiça social”.

A jornalista se manifestou em sua conta pessoal do Twitter agradecendo às mensagens de solidariedade e apoio que recebeu e destacou: “Agradeço também pela posição adotada pela CNN Brasil. O relato é grave e está sendo apurado”.

Basília Rodrigues foi por doze anos repórter da CBN na Capital Federal e é responsável por acompanhar os principais debates políticos no País. Também teve passagens por jornais como Correio Brasiliense e Gazeta do Povo.

E mais:

Poder360 anuncia parceria com o empresário Frederico Trajano

Poder360 anuncia parceria com o empresário Frederico Trajano
Poder360 anuncia parceria com o empresário Frederico Trajano

O Poder360 anunciou nesta segunda-feira (19/4) uma parceria com Frederico Trajano, CEO do Magalu, que terá 25% da participação acionária do site. A negociação envolveu um aporte primário de recursos, que serão investidos na expansão do Poder360. A aquisição é uma iniciativa individual de Trajano.

A operação inclui uma cláusula que garante independência jornalística do site. Sobre o acordo, Trajano declarou que acredita no jornalismo profissional: “Tenho total afinidade com os princípios editoriais do veículo: isenção, apartidarismo, independência, qualidade e credibilidade das informações publicadas e foco no interesse público. Quero contribuir para que a empresa se fortaleça continuamente, respeitando seus valores, e para que ela possa tirar o maior proveito possível das oportunidades que a tecnologia oferece”.

Fernando Rodrigues, fundador do Poder360, vê a chegada de Trajano como “muito bem-vinda”: “O Fred é um empresário da melhor qualidade. Ele trará sua experiência como empreendedor respeitado e bem-sucedido, com destaque para a área digital. Hoje, veículos de comunicação jornalística precisam ser também empresas de tecnologia. Só assim conseguem melhorar a experiência do leitor em qualquer plataforma. No século 21, nós não temos apenas o desafio de fazer bom jornalismo, mas de facilitar o acesso do público ao que é produzido”.

Até a chegada de Trajano, o Poder360 e o PoderIdeias tinham como sócios apenas Fernando Rodrigues e Mariângela Gallucci, que ficam a partir de agora com 75% das duas empresas. No caso do PoderData, o cientista político Rodolfo Costa Pinto tinha participação de 10% e continua com esse percentual. O restante ficou com Fernando e Mariângela (65%) e agora com Trajano (25%).

Vereador ameaça jornalista no Oeste de Minas

Ataques graves a jornalistas dobraram em 2022, diz monitoramento da Abraji
A comunicadora Lana Holanda entrou para o Programa de Proteção Legal para Jornalistas, da Associação de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O vereador Diego Espino (PSL), de Divinópolis (MG), tentou invadir os estúdios da TV Canindés para ameaçar, coagir e xingar Eduardo Silva, apresentador do programa Cidade Urgente. A ação aconteceu após Eduardo noticiar que Espino invadiu a Santa Casa de Carmo da Mata, hospital que não atende a casos de Covid-19, para mostrar uma suposta desocupação de leitos na pandemia. Esse foi o terceiro caso de violência contra jornalistas no último mês em Minas Gerais.

Eduardo relatou que, durante o programa que estava sendo exibido na manhã de 30/3, enquanto ainda estava no ar mencionando os fatos ocorridos no município de Carmo da Mata, incluindo a invasão do vereador ao hospital no domingo 28/3, ouviu gritos e tumulto vindos da recepção da emissora. Deparou-se então com Diego Espino tentando invadir o estúdio para tirar satisfação com o apresentador.

Diego estava acompanhado do deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania) e, segundo Eduardo, o vereador proferiu xingamentos e ameaças, exigindo que nunca mais pronunciasse o nome dele em seu programa e tampouco o do deputado.

A Associação Brasileira de Emissora de Rádio e Televisão (Abert), o Sindicato dos Jornalistas de Minas e a Oposição Sindical repudiaram a atitude do vereador.

A Abert disse em nota que “todo e qualquer cidadão que se ofenda por determinada publicação tem o direito de procurar a justiça, mas jamais recorrer à intimidação e a violência”.

O Sindicato salientou que esse foi o terceiro caso de violência contra jornalistas no último no mês estado e lamentou: “Infelizmente, esses registros estão se tornando comuns não só em Minas Gerais, mas em todo Brasil, onde a violência contra jornalistas grassa sem que haja por parte das autoridades nenhuma medida efetiva para combater esse ataque que, também é um atentado à liberdade de expressão e ao direito à informação”.

O relatório anual da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre violência contra jornalistas apontou que houve um aumento de 105% dos casos em 2020, com em relação ao ano anterior.

 

Vem aí o Prêmio +Admirados da Imprensa Esportiva

J&Cia, 2 Toques e LiveSports unem-se para lançar o Prêmio Os +Admirados da Imprensa Esportiva
J&Cia, 2 Toques e LiveSports unem-se para lançar o Prêmio Os +Admirados da Imprensa Esportiva

Uma semana após anunciar o lançamento do Prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio, J&Cia apresenta agora a também inédita premiação dos +Admirados da Imprensa Esportiva. A nova premiação será realizada em parceria com as empresas 2 Toques, de Carlos Alberto Silva, e Live Sports, dirigida por João Palomino e Fábio Seixas. Do mesmo modo que as demais, abrangerá dois turnos de votação, entre julho e agosto, o primeiro de livre indicação, para a seleção dos finalistas; e o segundo para definir os vencedores entre profissionais e veículos.

“Há tempos sonhamos em ampliar a premiação dos +Admirados para outros segmentos especializados do jornalismo, uma forma de homenagear e distinguir não só os profissionais e veículos, mas a própria atividade jornalística”, diz Eduardo Ribeiro, diretor deste J&Cia e idealizador do projeto. “Para este ano, os segmentos escolhidos por nossa equipe, pelas circunstâncias, foram o do Agronegócio (setor que há anos puxa a economia), da Saúde e Bem-Estar (que tem exercido papel estratégico e relevante na cobertura da pandemia da Covid-19) e Esportivo (em ano de Olimpíadas). Com o tempo, por óbvio, queremos estender a premiação a outros segmentos jornalísticos, como os de Política, Cultura, Turismo, Tecnologia, Ciência, entre outros.”

Parceira da premiação, a 2 Toques, braço de marketing esportivo da Blue PR, vem há mais de um ano buscando caminhos para viabilizar economicamente o projeto. “Para nós”, diz Carlos Alberto Silva, diretor da empresa, “é uma honra e um orgulho participar da primeira edição de um prêmio que destaca profissionais que não medem esforços para apurar e divulgar informações precisas do mundo esportivo”.

Parceira mais recente, a LiveSports será fundamental na visibilidade da premiação em todo o Brasil. Para o CEO da empresa, João Palomino, “o prêmio nessa parceria é o reconhecimento de excelência que o Brasil tem também no jornalismo esportivo. Opinião forte, informação, envolvimento, emoção. São valores imprescindíveis que, inclusive, direcionam a história do Jornalistas&Cia e da LiveSports”. Fábio Seixas, seu parceiro e diretor de Conteúdo na empresa, acrescenta: “Reconhecimento é sempre bom, dá aquela força muitas vezes tão necessária para seguir no dia a dia da profissão. Como jornalista atuando no esporte há tanto tempo, fico muito feliz em ver a LiveSports participando desse projeto”.

Nas próximas semanas, J&Cia trará detalhes do projeto, incluindo as categorias e o calendário de votação. Outras informações com Vinícius Ribeiro, pelos [email protected] e 11-99244-665.

Débora Freitas assume o CBN São Paulo na segunda-feira (19/4)

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A partir da próxima segunda-feira (19/4), Débora Freitas assume o comando do CBN São Paulo, que vai ao ar de segunda a sábado, das 10 às 12 horas. Ela retorna à CBN, onde trabalhou por nove anos, entre 2010 e 2019. Nesse período, foi repórter e âncora dos principais programas da rádio e apresentou, ao longo de três anos, o 50 Mais CBN, focado em longevidade e envelhecimento ativo. Débora volta à rádio após uma temporada na CNN Brasil.

Ao lado de Fernando Andrade, discutirá diariamente os temas que mais impactam a vida e o cotidiano dos paulistanos. Na semana de estreia dela, o CBN São Paulo ganhará uma nova estrutura. Raul Juste Lores assume como comentarista no quadro Mais São Paulo, que terá novo formato e passará a ser exibido às 10h50, de segunda a sexta-feira.

Graças à integração da CBN com a Editora Globo, o CBN São Paulo terá também o quadro Bastidores da Política, que irá ao ar às quartas e sextas-feiras, às 11h20, com participação dos repórteres de Política do Valor Econômico. Às segundas-feiras, no mesmo horário, o sociólogo Américo Sampaio falará sobre boas práticas e políticas públicas pelo mundo no Observatório da Cidade.

Às terças e sextas-feiras, às 11h50, atrações culturais e gastronômicas da capital paulista continuarão sendo apresentadas no quadro Curta SP, com Adriana Ferreira e Jéssica Bernardo. Já o Veja São Paulo Recomenda, com o crítico gastronômico Arnaldo Lorençato, vai ao ar toda quinta-feira, no mesmo horário.

Além das mudanças nos quadros, Débora e Fernando aumentarão a interatividade com os ouvintes por meio do quadro Bronca do Ouvinte. O objetivo é ecoar reclamações que poderão ser enviadas em formato de áudio pelo WhatsApp.

Record TV e Lupa são finalistas do One World Media Awards

Record TV e Lupa são finalistas do One World Media Awards
Record TV e Lupa são finalistas do One World Media Awards

A Record TV e a Agência Lupa são os únicos veículos brasileiros entre os finalistas do One World Media Awards, um dos mais importantes prêmios internacionais da área, que reconhece reportagens de diferentes países. A emissora concorre na categoria Documentário de Televisão, com a produção Agricultoras Violentadas, exibida pelo Repórter Record Investigação no ano passado. A Lupa é finalista na categoria Mídia Digital, com a plataforma No Epicentro. Os vencedores serão anunciados em 17 de junho.

A reportagem da Record TV mostrou a história de mulheres no interior de Goiás e de Minas Gerais que sofrem violência física e psicológica, além de enfrentarem longas jornadas de trabalho. A equipe do Repórter Record Investigação foi composta por Ivandra Previdi, Catarina Hong, Rogério Guimarães, Mariana Ferrari, Alessandro Cezario, Camila Babilius, Carlos Francisco, Glauco Giani, Anthony Barcellos, Lamberto Borges, Rodrigo Alves, Thiago Teixeira, Miguel Wesley, Giulia Gazetta, Laura Ferla, Gilson Fredy, Hugo Costa, Caio Roberto Perdoso Laronga, Leandro Pasqualin, Pablo Toledo, Gustavo Marcelo Costa, Cristiane Massuyama, Marcelo Magalhães Menezes, Renata Garofano e Mateus Bueno Munin. A apresentação foi de Adriana Araújo.

No Epicentro, da Agência Lupa, é uma plataforma que simula para o leitor como ficaria sua vizinhança se todos os mortos por Covid-19 se concentrassem por perto. “Você vai ver um círculo ser desenhado ao redor do seu local: todas as pessoas que moram nessa área deixariam de existir. Até onde iria a devastação?”, diz o site do projeto, que foi reproduzido pelo The Washington Post. Fazem parte da iniciativa: Alberto Cairo (Consultoria), Rodrigo Menegat (Dados e narrativa), Tiago Maranhão (Desenvolvimento), Vinicius Sueiro (Design e desenvolvimento), Natália Leal (Edição), Gilberto Scofield Jr. (Divulgação), e apoio de Simon Rogers e Marco Túlio Pires (Google News Initiative).

Confira os demais finalistas no site do One World Media Awards.

Leonardo Araujo é o novo diretor de comunicação corporativa da Publicis Brasil

A Publicis Brasil contratou Leonardo Araujo como seu novo diretor de comunicação corporativa, para atuar nas áreas de PR, redes sociais e relacionamento institucional da agência. Ele também fará parte do board da empresa.
A Publicis Brasil contratou Leonardo Araujo como seu novo diretor de comunicação corporativa, para atuar nas áreas de PR, redes sociais e relacionamento institucional da agência. Ele também fará parte do board da empresa.

A Publicis Brasil contratou Leonardo Araujo como seu novo diretor de comunicação corporativa, para atuar nas áreas de PR, redes sociais e relacionamento institucional da agência. Ele também fará parte do board da empresa.

Leonardo teve passagens por veículos publicitários como Adnews e Propmark, além de já ter atuado como coordenador de conteúdo digital em algumas agências e realizado trabalhos para clientes tanto no Brasil quanto no exterior.

“A chegada do Leonardo Araujo reforça a importância de buscarmos novas referências e um perfil de comunicação corporativa com mais foco em conteúdo e tecnologia. Sua versatilidade profissional será de suma importância para comunicar nossos trabalhos, que hoje abrangem toda a jornada do cliente por diversas plataformas, indo além da compra de mídia. É uma liderança que reforça o board no nosso aniversário de 25 anos de Brasil”, afirma Eduardo Lorenzi, CEO da Publicis Brasil.

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