A agência de fact-checking Lupa ganhou medalha de bronze na 42ª edição do Best of Digital News Design da Society for News Design (SND), por seu projeto de visualização de dados No epicentro. Única plataforma brasileira premiada no concurso que escolheu os melhores designs de notícias de 2020, a Lupa concorreu com um total de 1.764 trabalhos inscritos em sete categorias.

Em parceria com a Google News Initiative, a agência desenvolveu um aplicativo para celular que simula para o leitor como ficaria sua vizinhança se todos os mortos por Covid-19 se concentrassem por perto. “Você vai ver um círculo ser desenhado ao redor do seu local: todas as pessoas que moram nessa área deixariam de existir. Até onde iria a devastação?”, diz o site do projeto, que foi reproduzido pelo The Washington Post. Fazem parte da iniciativa: Alberto Cairo (Consultoria), Rodrigo Menegat (Dados e narrativa), Tiago Maranhão (Desenvolvimento), Vinicius Sueiro (Design e desenvolvimento), Natália Leal (Edição), Gilberto Scofield Jr. (Divulgação), e apoio de Simon RogersMarco Túlio Pires (Google News Initiative).

“Esse projeto é um esforço de trabalho em grupo, a partir da percepção de que as mortes para a Covid-19 estavam se transformando em meras estatísticas no Brasil”, diz Gilberto Scofield Jr., diretor de Negócios e Estratégia da Lupa. “Desenvolvemos essa narrativa, visual e em storytelling, para tornar a dimensão dessa tragédia compreensível para os brasileiros”.

Leia também: Pública + 10 comemora uma década da Agência Pública

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments