Plataforma será focada em conteúdos diversos, produzidos com linguagem acessível e um olhar feminista sobre os fatos

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, estreia o portal Firminas. Idealizada e criada pelo Coletivo de Jornalistas Independentes Firminas, a nova publicação propõe-se a “ser uma fonte de informações sobre diversos temas do universo feminino, sem se prender a clichês ou tabus, divulgando o que há de melhor na produção, realização, divulgação de conhecimento e exercício de cidadania e que envolva mulheres, sejam elas cisgêneros ou transgêneros”.

O nome é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense do século XIX, considerada a primeira romancista brasileira. A proposta é baseada em um modelo diferente de produção, em acordo com tendências de economia circular e cooperativa.

Outro diferencial é que a base do veículo não se restringirá apenas ao eixo Rio-São Paulo, contando com a colaboração de jornalistas de diferentes regiões brasileiras. “Nossa presença em outras regiões e no interior imprime pluralidade ao nosso trabalho”, pontua Flávia Crizanto, uma das idealizadoras. Além dela, integram a equipe as “firminas” Aline Melo, Carol Avansini, Elara Leite, Fernanda Pereira, Gabriela Gonçalves, Gislene Madarazo, Heloísa Aguieiras e Sâmia Teixeira.

“Um dos diferenciais é a linguagem acessível e diversa, que tem por objetivo informar a um público amplo e fortalecer a causa feminista por igualdade, contra a violência de gênero e por direitos para as mulheres”, completa Elara.

 

Lives

Para celebrar o lançamento da publicação, e marcar o mês de março, as idealizadoras do projeto estão promovendo um circuito de lives com convidadas para debater temas diversos. As apresentações serão sempre às 19 horas, no instagram (@portalfirminas) e no Facebook Portal Firminas.

Confira a programação:

  • 2/3 – Carol Avansini entrevista a jornalista Tina Lopes sobre Etarismo: quando a idade nos tira oportunidades
  • 3/3 – Francine Malessa entrevista Analu Tomé, co-fundadora do Movimento Toda Poderosa Corinthiana, sobre Feminismo & futebol
  • 4/3 – Sâmia Teixeira entrevista Soraya Misleh sobre Mulheres palestinas
  • 5/3 – Fernanda Pereira entrevista a roteirista, poeta e artista de rua Célia Helena, sobre Mulheres & Cultura
  • 6/3 – Elara Leite entrevista a fundadora do coletivo CFEMEA sobre Saúde e autocuidado: aspirações e inspirações
  • 7/3 – Aline Melo entrevista a terapeuta e sexóloga Erika Oliveira sobre Os prejuízos da pornografia para as mulheres
  • 8/03 – Helô Aguieiras entrevista Semayat Oliveira, jornalista do Nós, Mulheres da Periferia e repórter do Jornal da Cultura
  • No dia 10 de março, às 19h, inaugurando a programação mensal de lives do portal Firminas, Aline Melo entrevista a doutora em Ciências e doula Deborah Delage sobre Violência obstétrica e os desafios para o parto normal no Brasil
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments