A Agência Pública completa em março dez anos. Em comemoração ao marco, a empresa vai realizar nos dias 6, 13 e 20 o evento Pública+10, série de seis conversas sobre o presente e futuro do Brasil. Os debates, gratuitos, serão transmitidos ao vivo. Entre os convidados estão Ailton Krenak, Gregório Duvivier, Anielle Franco, Lília Schwarcz, José Murilo de Carvalho e Marcos Nobre.

Além disso, no dia 27 irá ao ar um episódio especial do podcast Pauta Pública: um bate-papo com as fundadoras da agência Natalia Viana e Marina Amaral, sobre o trabalho feito nesses dez anos.

A agência vai lançar também um livro sobre as coberturas de temas que marcaram a década, como o WikiLeaks, a Lava Jato, os conflitos na Amazônia, questões de gênero, fact-checking e jornalismo de dados, entre outros. Além da participação de editores e repórteres, a obra contará com textos inéditos de Fabiana Moraes, Ricardo Kotscho, Eugênio Bucci, Carlos Azevedo e outros membros do Conselho da Pública.

Natália Viana fala sobre a origem da empresa: “Nós, na nossa salinha que não media mais que 12 metros quadrados na Barra Funda, em São Paulo, entendemos que chegara a hora de fazer o que sempre foi a nossa paixão, mas à qual os jornais não davam muita bola: investigar as violações de direitos humanos e responsabilizar quem estava por trás delas. Com o compromisso, que seguimos abraçando firmemente, de pautar nosso jornalismo na apuração rigorosa, em informações confiáveis e na postura ética, longe de quaisquer sensacionalismos. E com o sonho de impactar o mundo tão antiquado do jornalismo, que excluía qualquer profissional que não estava nos meios tradicionais”.

Inscreva-se aqui para assistir aos debates.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments