Basília Rodrigues, comentarista política da CNN Brasil, foi alvo de racismo dentro da emissora. Denúncias recebidas pelo site Alma Preta, divulgadas em 15/4, apontam que a jornalista foi vítima de perseguição vinda de colaboradores do jornal. O caso está em investigação pela CNN Brasil.

Fontes da CNN afirmam que a profissional sofreu racismo por seu cabelo e recebeu tratamento diferente do que é dado a outros jornalistas em situações semelhantes.

“A edição do jornal Novo Dia chegou a reclamar da comentarista estar ’descabelada’. De acordo com as fontes, Basília mudou o cabelo de um lado para o outro, o que deixou uma parte mais volumosa. Os funcionários dizem ser comum orientar as pessoas, quando estão ao vivo, a arrumar o cabelo”, afirma o texto do Alma Preta. “Eu já cansei de ver esse tipo de orientação quando a pessoa está na bancada. Era a mesma coisa que deveriam ter feito: ’Basília, quando você mexeu o seu cabelo de um lado para o outro, ele ficou fora do lugar. É só mexer nele de novo”. É um briefing e um cuidado para se ter com qualquer tipo de apresentador, e não tiveram com ela”, completou.

Além disso, as denúncias apontaram que em recentes participações ao vivo da comentarista, os editores de imagem optaram por ocultá-la, deixando apenas sua voz e usando imagens de apoio para ilustrar as entradas ao vivo.

Também teriam ocorrido reclamações por conta do “fundo” que aparecia nas entradas que a jornalista fazia de sua casa. Foram criticadas “uma parede toda branca” e um fundo “com uma prateleira”. Em outra entrada ao vivo “a reclamação foi de que ela estaria ’olhando para cima’ no vídeo”. Segundo os profissionais ouvidos pelo site, diversas reclamações direcionadas ao trabalho de Basília seriam resolvidas com um pedido de ajuste ou chamada.

A direção da CNN Brasil divulgou uma nota reconhecendo a acusação como “gravíssima” e ressaltou: “A CNN Brasil não tolera qualquer tipo de discriminação, seja racial ou de outra natureza, e apura com rigor e transparência qualquer denúncia. Somos uma emissora recém-chegada ao Brasil, que debate abertamente questões de diversidade, equidade e justiça social”.

A jornalista se manifestou em sua conta pessoal do Twitter agradecendo às mensagens de solidariedade e apoio que recebeu e destacou: “Agradeço também pela posição adotada pela CNN Brasil. O relato é grave e está sendo apurado”.

Basília Rodrigues foi por doze anos repórter da CBN na Capital Federal e é responsável por acompanhar os principais debates políticos no País. Também teve passagens por jornais como Correio Brasiliense e Gazeta do Povo.

E mais:

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments