Rachel Sheherazade, demitida do SBT em agosto de 2020, pede na Justiça indenização da emissora no valor de R$ 20 milhões. Segundo o Notícias da TV (UOL), que teve acesso ao processo, ela afirma que nunca recebeu nenhum direito trabalhista, como férias remuneradas e 13º salário. A jornalista também acusa Silvio Santos, dono do SBT, de assédio moral e humilhação em rede nacional, e alega que foi vítima de censura e boicote por parte da chefia de Jornalismo da emissora.

A ação foi protocolada em 11 de março, na 3ª Vara do Trabalho de Osasco (SP), cidade em que a sede do SBT está instalada. Um dos episódios destacados na ação foi a cerimônia do Troféu Imprensa, realizada em 9 de abril de 2017, quando Sheherazade recebeu o Troféu Internet de melhor apresentadora de telejornal, que ela havia conquistado em 2016. A jornalista afirma ter sido humilhada em rede nacional por Silvio Santos na ocasião.

O processo destaca a seguinte frase do dono do SBT: “Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta”. A defesa de Sheherazade declarou que Silvio Santos teve uma atitude “nitidamente machista, que colocou a figura feminina numa posição em que a beleza física é supervalorizada em detrimento dos atributos intelectuais”.

Além disso, a jornalista acusa o SBT de censura. Ela foi afastada do comando do SBT Brasil, segundo sua defesa, em represália a suas publicações em redes sociais: “Silvio Santos a afastou da apresentação do telejornal SBT Brasil como nítida forma de punição em razão de seus comentários e opiniões, bem como reduziu seu espaço no ar”.

Outros fatos apontados no processo foram os boicotes que sofreu de colegas de trabalho. Sheherazade anexou prints de mensagens que trocou com José Occhiuso, diretor de Jornalismo do SBT, em que ela reclamava do desequilíbrio de distribuição de tarefas importantes. Por muitas vezes, seu nome era “esquecido” e somente Carlos Nascimento, que também deixou a emissora, acabava aparecendo.

Outro anexo é um e-mail que José Roberto Maciel, CEO do SBT, lhe enviou em outubro de 2014. Sheherazade havia pedido afastamento do trabalho para se submeter a uma cirurgia. O executivo relembrou a ela sobre a linha editorial do SBT e pediu para que ela revisse seu posicionamento político nas redes sociais, além de reduzir o tom, visto por ele como agressivo. Maciel disse que a postura dela envergonhava a ele e a muitos colegas de trabalho.

A Justiça Trabalhista marcou para 3 de agosto, às 10h10, a primeira audiência do caso. Confira mais detalhes na reportagem do Notícias da TV.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments