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quarta-feira, novembro 5, 2025

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Jornalistas azeris são mortos após explosão de mina terrestre

Dois jornalistas e um oficial do Azerbaijão foram mortos na última sexta-feira (4/6) por uma explosão de mina terrestre na região de Kalbajar, a oeste de Nagorno-Karabakh. As três vítimas foram identificadas como Maharram Ibrahimov, repórter que trabalhava para a agência de notícias estatal AzerTag, Siraj Abishov, cinegrafista da televisão estatal AzTV, e o oficial local Arif Aliyev.

A explosão ocorreu quando um ônibus com jornalistas que estavam de plantão na região de Kalbajar passou pela mina. Outras quatro outras pessoas ficaram feridas no incidente, que aconteceu por das 11h, no horário local, segundo o Ministério do Interior do Azerbaijão.

A região da explosão, vale lembrar, foi motivo de intensa disputa no ano passado entre a Armênia e o Azerbaijão. Após uma guerra de seis semanas, um acordo foi selado entre os dois países, e Kalbajar foi uma das regiões que ficou sob responsabilidade azeri.

Em comunicado, Mushfiq Alasgarli, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Azerbaijão, pediu que o governo da Armênia providenciasse um mapa com a localização das minas instaladas na região. “Isso poderia ajudar seriamente a eliminar a ameaça à vida de uma ampla gama de indivíduos, incluindo jornalistas”, destacou.

Veículos digitais criam nova associação

Veículos jornalísticos digitais lançaram a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), que já reúne 30 organizações de todo o País.
Veículos jornalísticos digitais lançaram a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), que já reúne 30 organizações de todo o País.

Veículos jornalísticos digitais lançaram oficialmente nesta segunda-feira (7/6) a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), que já reúne 30 organizações de todo o País. A fundação acontece num momento de transformação da forma como o jornalismo é produzido e consumido no Brasil e no mundo.

Em comemoração ao lançamento, o conselho da Ajor vai realizar uma live em 10/6, às 19h, com a participação do professor Rosental Calmon Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas. Rosental, que contribuiu para a articulação que levou à formação da associação, vai conduzir uma conversa com os representantes.

Assembleia de fundação Ajor. Foto: Divulgação
Assembleia de fundação Ajor. Foto: Divulgação

Natalia Viana, diretora executiva da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, é a primeira presidente da Ajor. Ela diz que, em sua gestão, priorizará a consolidação das mudanças pelas quais passou o jornalismo no Brasil: “Os veículos digitais estão há alguns anos liderando a inovação no jornalismo brasileiro. A associação vem para fortalecer esse cenário e, portanto, melhorar o nosso jornalismo como um todo em um momento em que ele enfrenta sérios desafios”.

O principal objetivo da Ajor é o fortalecimento do jornalismo brasileiro e, para isso, organiza suas atividades em três eixos de atuação: a profissionalização e fortalecimento das associadas (orientações sobre melhores práticas e construção de parcerias para formação), a defesa do jornalismo e da democracia (monitoramento de decisões do poder público, criação de ferramentas de defesa legal e organização de eventos) e a promoção de diversidade. Mais de 20 das 30 organizações fundadoras têm mulheres e pessoas negras em posição de liderança.

A partir de julho, a Ajor realizará conversas abertas via Facebook Live, Linkedin e canal do YouTube com um/a convidado/a, que compartilhará o processo de construção de um conteúdo ou produto que seja um case de sucesso do jornalismo digital brasileiro.

Já com planos para o ano que vem, o conselho da associação planeja a realização da 3ª edição do Festival 3i no início de 2022, evento pioneiro no continente voltado para a inovação e empreendedorismo, questões essenciais para esta nova geração do jornalismo digital.

As 30 organizações que fundaram a Ajor são uma pequena amostra da diversidade dos novos veículos de mídia do País. Há associadas de todas as regiões, com diferentes modelos de negócio e tipos de produção de conteúdo. Entre elas estão organizações como Agência Pública, Congresso em Foco, Meio, Nexo, Repórter Brasil e Jota.

Natalia Viana diz que o jornalismo digital brasileiro está em uma fase vibrante e, “por isso, já lançamos a Ajor com o desafio de ampliar o número de associadas, buscando representatividade dos quatro cantos do País”.

E mais:

FleishmanHillard discute o papel da geração 60+ no consumo brasileiro

Spain, Tarragona. Grandfather use the computer and surf the internet at home.

A agência FleishmanHillard realiza nesta quarta-feira (9/6) mais uma edição do FH Talks, que reúne especialistas para debater o papel do público com 60 anos ou mais no consumo brasileiro. Segundo dados da área de Insights & Inovação da FleishmanHillard Brasil, essa faixa etária representa 20% do consumo brasileiro, movimentando cerca de R$ 1,6 trilhão por ano.

Segundo o levantamento, as marcas ainda não enxergaram o protagonismo dessa geração: 52% dos entrevistados dizem que têm dificuldades de encontrar produtos que atendam às suas necessidades; 65% não acreditam na adequação de marcas e empresas para atender às necessidades das pessoas mais velhas; e cerca de 72% reconhecem o despreparo das lojas no atendimento aos que têm 60 anos ou mais.

Participam do debate Carla Leirner, criadora da plataforma @escritora_no_diva, dirigida para mulheres 50+; Mauro Wainstock, colunista da Exame e sócio-fundador do HUB 40+; Layla Vallias, cofundadora do Hype50+ e coordenadora técnica do FDC Longevidade e do Tsunami60+; e Kiki Moretti, fundadora e CEO do Grupo In Press. A mediação será de Renata Jordão, diretora da FleishmanHillard Brasil.

Leia também

Honda anuncia vencedores do “Concurso de Jornalismo: Trânsito Seguro”

A Honda anunciou os vencedores da primeira edição do Concurso de Jornalismo: Trânsito Seguro. A iniciativa tem como objetivo reconhecer reportagens que elevem a consciência de responsabilidade coletiva, e promovam a mudança de comportamento de condutores, pedestres e demais participantes do trânsito. Foram premiados três trabalhos, nas categorias Texto, Vídeo e Áudio, cada um contemplado com o valor de R$ 18 mil.

“Estamos satisfeitos com o resultado da primeira edição do concurso, pois entendemos que essa é uma importante plataforma para fomentar um diálogo contínuo sobre essa temática”, exalta Pedro Rezende, gerente-geral de Relações Públicas da Honda. “Agradecemos a todos os profissionais que, como a Honda, se propuseram a abordar esse tema tão essencial de forma objetiva, criativa e com verdadeiro potencial de impacto para mudança de comportamento no trânsito no Brasil”.

Confira a relação dos vencedores Concurso de Jornalismo: Trânsito Seguro:

Áudio

Reportagem: A luta por sobrevivência do Brasil que anda de moto
Publicação: Podcast Vós Social
Autores: Flávia Cunha, Geórgia Santos e Tércio Saccol

Primeiro de uma série de quatro episódios que mostraram como a Covid-19 impactou a vida dos trabalhadores brasileiros, falou sobre o trabalho dos motofrentistas e entregadores de delivery. Para diminuir o contato entre as pessoas, serviços de delivery e compras online ganharam força desde o início da pandemia. Com isso, cresceu o número de profissionais trabalhando sobre duas rodas no Brasil.

“Como um veículo independente, sempre mantemos o foco do nosso olhar para os direitos humanos, o respeito às diferenças, o senso de coletividade e a empatia”, explica Tércio. “Assim, falar de trânsito seguro ou mobilidade é olhar para um assunto que envolve histórias, diálogos, realidades e vidas. Receber o prêmio foi importante porque nos ajuda a dar continuidade ao jornalismo interpretativo e analítico que nos propusemos a fazer. Ficamos felizes ao ver a Honda reconhecer um olhar distinto para o debate sobre o trânsito e a mobilidade e estamos honrados de entrar para a história do prêmio mantendo as nossas identidade e essência”.

Texto

Reportagem: Década de velocidade em queda reduz mortes no trânsito de SP
Publicação: Folha de S.Paulo
Autores: Arthur Rodrigues e Thiago Amâncio

Publicada em fevereiro deste ano, a reportagem inaugurou uma série sobre segurança no trânsito, veiculada no caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo. A reportagem analisou o impacto da redução de velocidade nas ruas de São Paulo ao longo da última década, com dados e gráficos que mostram uma queda significativa nos acidentes na Avenida Paulista, uma das principais e mais movimentadas vias da capital paulista.

“A segurança é assunto prioritário em um país onde mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito por ano, que é também a maior causa de mortes entre jovens”, comenta Thiago. “Por isso, a iniciativa do prêmio é importantíssima, e eu me sinto mais que honrado em fazer parte dos ganhadores da primeira edição. É preciso colocar o tema da segurança no trânsito em primeiro plano, e o prêmio cumpre muito bem este papel”.

Vídeo

Reportagem: O perigo do ponto cego no trânsito
Publicação: EPTV 1 Campinas
Autor: Eduardo Bezerra Rodrigues

Reportagem com foco em serviço, mostrou a importância de redobrar a atenção nos chamados “pontos cegos” dos carros para evitar acidentes graves no trânsito, em especial, com motociclistas como vítimas. Em uma área controlada, a equipe de reportagem simulou situações e deu dicas valiosas para evitar esse tipo de situação no trânsito.

“Assim como tantos assuntos que dão um chacoalhão na gente, falar sobre trânsito na mídia também ajuda a salvar vidas”, destaca Eduardo. “Esse é um ponto que leva a sociedade a despertar sobre o nosso papel nessa construção coletiva que é o trânsito nas cidades. Ver a minha equipe premiada com essa reportagem só reforça o quanto a informação detalhada tem valor, o quanto o serviço à sociedade vale a pena por meio do jornalismo. Estamos muito contentes com esse reconhecimento, ainda mais em um tempo tão desafiador para o trabalho da imprensa, cheio de ataques e intolerância aos jornalistas que fazem o trabalho de rua”.

Apresentadora afegã é morta em ataque a bomba

Mina Khairi, 27, era apresentadora do canal Ariana News, do Afeganistão
Mina Khairi, 27, apresentadora do canal Ariana News

A jornalista Mina Khairi, 27, apresentadora do canal Ariana News, foi assassinada em um ataque a bomba em Cabul, capital do Afeganistão. O atentado ocorreu em 3 de junho, quando Mina, sua mãe e sua irmã, também mortas no ataque, retornavam em uma van após fazerem compras em um mercado. Além delas, outros seis passageiros estavam no veículo e ficaram seriamente feridos, sendo que um deles também morreu no ataque.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque, mas apesar de ter negado publicamente o envolvimento, o Talibã havia emitido em 5 de maio um alerta aos jornalistas afegãos contra “a apresentação de notícias unilaterais a favor da inteligência do Afeganistão”.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e sua afiliada afegã, a Associação de Jornalistas Independentes do Afeganistão (AIJA), alertaram para o aumento do número de mulheres jornalistas mortas e apelaram por uma ação do governo afegão.

Mina Khairi é a quarta trabalhadora de mídia a ser morta em 2021 no País. Em 2 de março, três trabalhadoras da divisão de dublagem da Enikass TV, Mursal Wahidi, Sadia Sadat e Shahnaz Roafi, foram assassinadas a tiros em um ataque.

Mina Khairi, 27, era apresentadora do canal Ariana News, do Afeganistão
Mina Khairi, 27, era apresentadora do canal afegão Ariana News

“A FIJ expressa sua séria preocupação com a recente onda de assassinatos de jornalistas mulheres em ataques direcionados no Afeganistão”, comentou o secretário geral da entidade Anthony Bellanger. “Este último ataque destaca a necessidade crítica de segurança extra para jornalistas e de uma estratégia clara para combater os ataques direcionados contra jornalistas mulheres”.

Ainda de acordo com um relatório o recém-divulgado pela IFJ no Sul da Ásia, foram registrados dez assassinatos de jornalistas no Afeganistão no período de 1º de maio de 2020 e 30 de abril de 2021, além de uma série de ameaças e intimidações.

 

E mais:

Franklin Martins assume redes de Lula para a campanha de 2022

Franklin Martins
Franklin Martins

Reportagem de Luciana Lima para o portal Metrópoles informa que, com vistas à campanha para 2022 à Presidência da República, a comunicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou o reforço de Franklin Martins, ex-ministro da Secretaria de Comunicação do Planalto no primeiro mandato de Lula.

Segundo Luciana, Franklin, que sempre manteve relações estreitas com o ex-presidente, passou a coordenar a comunicação nas redes de Lula há duas semanas e teria estado em Brasília para acertar os ponteiros com Jilmar Tatto, que continua à frente das redes do PT, deixando para trás rumores de desentendimentos entre as duas equipes.

De acordo com o Metrópoles, o PT teria entendido que marcar desde agora presença forte nas redes sociais será fundamental para a campanha, pois o peso delas hoje é muito maior do que em campanhas passadas. Ainda não está definido quem será responsável pelo marketing da campanha.

Militante de esquerda na luta contra a ditadura, Franklin Martins foi líder estudantil e membro da organização Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Participou de um dos episódios mais marcantes da resistência à ditadura, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, com o objetivo de forçar a libertação de 15 presos políticos. A ação foi realizada em conjunto com a Aliança Libertadora Nacional (ALN). Ficou preso pela ditadura entre outubro e dezembro de 1968, quando era presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRJ. (Veja+)

+Admirados da Imprensa do Agronegócio: 2º turno vai até 10/6

+Admirados da Imprensa do Agronegócio serão homenageados na próxima terça (29/6)

Vai até o próximo dia 10/6 o segundo turno de votação do Prêmio Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio, que distinguirá os profissionais TOP 25 e os veículos TOP 3 em nove categorias. Foram classificados, na fase inicial, 56 profissionais e 84 veículos, todos agora integrando a cédula virtual de votação. Os eleitores poderão, assim, escolher entre os profissionais e veículos os cinco que mais admiram, em ordem de preferência. Nessa etapa, os votos têm o seguinte peso: 1º lugar, 100 pontos; 2º − 80 pontos; 3º − 65 pontos; 4º − 55 pontos; e 5º 50 pontos.

O resultado final será divulgado em 16/6 e evento de premiação já está marcado para 29/6, às 19 horas, com as participações, na apresentação, do editor de J&Cia Fernando Soares e do repórter Cid Barboza.

O certame conta com apoio institucional da CNA / Senar, patrocínio de Cargill, CNH Industrial, Syngenta e Yara e apoio de ADAMA, BRF e I´MAX

Para votar, clique aqui. É prático e rápido. Participe e apoie o jornalismo do agronegócio.

Caso Alex Silveira será julgado pelo STF na próxima quarta-feira (9/6)

Caso Alex Silveira será julgado pelo STF na próxima quarta-feira (9/6)

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará na próxima quarta-feira (9/6) o caso Alex Silveira, fotógrafo que há 21 anos levou um tiro de bala de borracha no olho, durante manifestação em São Paulo. Ele perdeu a visão do olho esquerdo e não pôde dar continuidade à carreira. Alex espera obter reparação e indenização em ação movida contra o Estado de São Paulo.

Na época do ocorrido, Alex trabalhava no jornal Agora São Paulo. Ele teve indenização concedida em primeira instância, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) reformou a decisão, sob a alegação de que Alex optou por permanecer no local do tumulto.

Casos semelhantes ao dele ocorreram posteriormente. Em 2013, o repórter fotográfico Sérgio Silva também perdeu a visão após ser atingido por uma bala de borracha, durante as manifestações contra a Copa do Mundo e o aumento das tarifas de ônibus em São Paulo.

Na mesma época, Giuliana Vallone, que trabalhava na Folha de S.Paulo, também foi atingida no rosto por uma bala de borracha. Seus óculos salvaram seu olho e sua visão, mas ela enfrenta sequelas até hoje.

O caso de Alex Silveira é visto como emblemático, pois pode servir como exemplo para indenizações e reparações em processos semelhantes.

Rádio Capital (SP) anuncia que José Silvério estreia em clássico paulista

A Rádio Capital (SP) confirmou a estreia do narrador José Silvério para 12/6, na transmissão do clássico paulista entre Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

Conhecido como o “Pai do Gol”, o narrador está afastado do meio radiofônico desde abril de 2020, quando deixou a Rádio Bandeirantes. Milton Neves havia antecipado em seu blog no UOL a contratação de José Silvério pela Rádio Capital.

Com quase 60 anos de atuação no rádio, o narrador passou anteriormente por Rádio Itatiaia AM 610 e Inconfidência AM 880, ambas de Belo Horizonte, Continental AM 1030 (atual Capital AM), do Rio de Janeiro, Rádio Tupi e Jovem Pan AM 620, as duas de São Paulo.

Com nova programação, a Afro.TV está de volta ao ambiente digital

O objetivo da Afro.TV é expandir a representação negra na comunicação e ser um espaço de conteúdo audiovisual para o mercado afro-brasileiro.
O objetivo da Afro.TV é expandir a representação negra na comunicação e ser um espaço de conteúdo audiovisual para o mercado afro-brasileiro.

A Afro.TV estreia nova temporada nesta sexta-feira (4/6), às 16h, no Youtube. Criada em 2020 com intuito de expandir a representação negra na comunicação e ser um espaço qualificado de conteúdo audiovisual e branded content para o mercado afro-brasileiro, de periferia e outros aspectos da diversidade, nessa nova fase o projeto traz programas de entrevistas, bem-estar e outras atrações.

Dentre as novidades da plataforma está o Afro.TV Entrevista, programa de 12 episódios conduzido por Livia Calmon, uma das primeiras apresentadoras de televisão na Bahia. Já tendo atuado na mídia impressa, a jornalista atualmente é coordenadora de Comunicação da Secretaria de Cultura do governo baiano e, na plataforma, será responsável pela condução de entrevistas com personalidades negras de diversos campos de atuação, como política, negócios, tecnologia, cultura, economia e entretenimento

Também integra o time de colaboradores Gerson Assis. Conhecido como Nego Gringo, ele é designer gráfico, videomaker e fundador do portal NordesteuSou. No Instagram, destaca-se por divulgar informações referentes à cultura afro-americana.

Além da programação informativa, a iniciativa traz a massoterapeuta Fabiana dos Santos para comandar o momento de bem-estar do canal no YouTube. Ela será apresentadora do Yoga na Laje. O objetivo é levar a prática para o público da periferia. “A ideia é incentivar outras mulheres negras que já se sentiram intimidadas em praticar o yoga por ser muito frequentado por pessoas brancas, em espaços brancos e a preços inacessíveis, fazendo com que essa prática milenar não pudesse nos alcançar”, disse.

Sulivã Bispo está responsável pelo programa de fofocas sobre o mundo negro. Para isso, o ator dará vida ao personagem Koanza, interpretado por ele desde 2016. Como Koanza, Sulivã promete rir do racismo e entreter o público contando o que ocorre nos bastidores das vidas de celebridades.

Tiago Rocha,  diretor de edição da Afro.TV, também fará as vezes de apresentador. Ele será o rosto à frente do Excelência Negra. O programa terá uma nova edição a cada mês e dará voz a afro-empreendedores que se destacam no meio do empreendedorismo e no mundo dos negócios. Além disso, dará dicas de criatividade.

Estão mantidos na grade programas iniciados em 2020, como Humor Negro de Verdade, com o humorista Alan Miranda, e os materiais da série Momentos Negros − com narração da atriz Sara Barbosa.

Paulo Rogério Nunes, sócio da Afar Ventures LLC, startup de conteúdo criada no Brasil em 2020 e que detém a marca Afro.TV, disse: “Nosso objetivo é ofertar novos conteúdos de qualidade para o público que busca representatividade e um conteúdo autêntico, diverso e original. Queremos produzir novas narrativas, que possam descontruir os estereótipos até hoje associados à comunidade negra e apresentar conteúdos positivos e inspiradores”.

E mais:

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