O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), em parceria com a Fenaj, convoca jornalistas a responder a pesquisa Covid-19 como uma doença relacionada ao trabalho. Realizada por diversas instituições, o intuito é mapear os casos de contaminação na categoria e enquadrar a Covid-19 como doença do trabalho. As informações coletadas poderão servir para o planejamento de ações específicas de prevenção à doença e minimizar as consequências clínicas e sociais. O questionário dura de 10 a 15 minutos e pode ser respondido por jornalistas que trabalham de forma remota ou presencial.

O Sindicato ressaltou que os profissionais têm tido suas atividades consideradas essenciais durante toda a pandemia e que o trabalho seguiu de forma indispensável principalmente em rádio, televisão e fotojornalismo.

Levantamento de dados feito pela Fenaj entre março de 2020 e o início de abril de 2021 contabilizou a morte de 169 profissionais. Norian Segato, diretor da Fenaj e membro do Conselho Fiscal do SJSP disse que a situação é alarmante e, infelizmente, não corresponde à realidade, o que é ainda pior. Sem números oficiais sobre a propagação da doença na categoria, a pesquisa pretende apontar como está a contaminação entre os profissionais que seguem atuando presencialmente.

Entre as medidas preventivas recomendadas pelo Sindicato estão a implementação imediata de teletrabalho aos profissionais com 60 anos ou mais, gestantes, jornalistas com doenças crônicas e deficiências imunológicas ou que não tenham com quem deixar os filhos menores ou convivam na mesma residência com pessoas consideradas do grupo de risco, além da readequação do trabalho jornalístico ao teletrabalho no maior número de atividades possíveis.

E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments