Morreu no sábado (10/6), aos 97 anos, Rosa Cass, pioneira do jornalismo de economia no País, vítima de insuficiência renal. O enterro foi realizado no cemitério israelita de Belford Roxo, no Rio de Janeiro.

Rosa nasceu em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Sua família vem da Moldávia, e chegou ao Brasil fugindo da perseguição aos judeus na região. Formou-se em Pedagogia pela Faculdade Nacional de Filosofia, e atuou como professora e pedagoga.

No jornalismo, especializou-se na cobertura de economia e finanças. Teve atuação direta na formação de novas gerações de jornalistas na área de economia, em especial nas décadas de 1980 a 2000. Trabalhou em Jornal do Commercio, Tribuna da Imprensa e Folha de S.Paulo.

Vicente Nunes, do Correio Braziliense, publicou um texto exaltando o conhecimento de Rosa sobre economia: “Muitos esperavam as suas perguntas nas entrevistas para definir qual direção dariam a seus textos. Rosa sempre entregava o lide, que, na linguagem jornalística, define a informação mais importante. O conhecimento sobre os temas era tamanho, que, com frequência, banqueiros faziam questão de chamá-la para longas conversas”.

Rosa atuou também como voluntária no Instituto Rogério Steinberg, onde treinava jovens carentes para refletir sobre o que acontecia, e editava o jornal do Instituto com matérias escritas por eles.

Entidades e colegas de imprensa, além de personalidades do setor de economia lamentaram a morte da jornalista.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments