Karla Mendes, repórter investigativa do site Mongabay no Brasil, acaba de ser eleita para a diretoria da Society of Environmental Journalists (SEJ), nos Estados Unidos. É a primeira vez que o Brasil e a América Latina têm assento na diretoria da SEJ, referência para o jornalismo ambiental no mundo, fundada há 33 anos. Ela foi a mais votada entre os 13 candidatos − cinco foram eleitos − e sua missão é justamente ajudar a expandir essa instituição internacionalmente.

Em toda a história da SEJ, apenas uma filipina e um canadense haviam sido eleitos para a diretoria da instituição. Junto com Karla, que também é bolsista da Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center e da Oxford Climate Journalism Network do Reuters Institute, foi eleita uma canadense para o mandato da diretoria de 2023 a 2026.

Após trabalhar como repórter de economia por dez anos (O Globo, O Estado de S. Paulo, Expansión, Correio Braziliense, Estado de Minas e S&P Global Market Intelligence), Karla fez a transição para o jornalismo ambiental em 2017, através de uma bolsa de reportagem que ganhou da SEJ, que resultou em uma série de matérias na Amazônia para a Thomson Reuters Foundation (TRF), junto com um jornalista canadense.

Logo depois, ela se tornou correspondente sobre questões ambientais e fundiárias para a Thomson Reuters Foundation (TRF), onde trabalhou até dezembro de 2018. Em julho de 2019, Karla foi a primeira brasileira contratada pelo Mongabay, site de notícias dos Estados Unidos focado em meio ambiente e comunidades tradicionais.

Karla Mendes

Ao longo de sua carreira, Karla ganhou prêmios internacionais e nacionais. Este ano, recebeu o Prêmio SEAL de Jornalismo Ambiental por seu “poderoso trabalho cobrindo a contínua invasão de corporações globais em terras indígenas na Amazônia”.

Em 2022, ficou em segundo lugar no prêmio da SEJ por excelência em investigação jornalística por uma reportagem que revelou como o óleo de palma “sustentável” provocou desmatamento e contaminação da água na Amazônia. Também em 2022, a mesma investigação obteve o 3º lugar no Fetisov Journalism Awards.

Em 2020, Karla ganhou o primeiro lugar da SEJ Awards por um projeto com Max Baring sobre os Guardiões da Floresta do Maranhão, publicado pela TRF. O documentário também foi premiado pelo Tulum WE Film Festival em 2022, pelo Colorado Environmental Film Festival em 2020 e recebeu menção honrosa no Festival de Cinema de Direitos Humanos de Nápoles em 2019.

Entre 2017 e 2018, Karla ganhou três prêmios de jornalismo nacionais com a série de matérias investigativas Perigo nos Rios, sobre roubo de carga nos rios da Amazônia, publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments