O site Jota.info, especializado na cobertura do Judiciário, lançou no final de agosto o podcast Paredes São de Vidro, que conta como o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu-se para a opinião pública e consolidou-se como protagonista na tomada de decisões essenciais na história recente do Brasil.

Dividido em quatro capítulos, um por semana, o projeto conta uma história que envolve ministros, ex-ministros, assessores de comunicação, jornalistas e disputas que se entenderam pelas décadas de 1970, 1980 e 1990.

O podcast mostra “como o tribunal deixou aquele cantinho da Praça dos Três Poderes, deixou a discrição. Era um tribunal que ninguém conhecia e se tornou quase um assunto popular, assunto de bar.  A metáfora de que hoje todo mundo sabe a composição do Supremo é verdadeira”, contou Felipe Recondo, cofundador do Jota e apresentador do programa, ao jornal My News. A edição e roteiro são responsabilidade de Eduardo Gomes.

O primeiro episódio, Mal escritos e mal editados, aborda como os debates do STF passaram a ser transmitidos em tempo real. Moreira Alves, uma espécie de “síndico” do Supremo, não permitia entrevistas ou holofotes sobre o tribunal. O programa conta como a TV Justiça foi estabelecida e destaca a discussão entre Moreira Alves e Maurício Corrêa, então presidente do STF, e como ela fez com a Corte passasse a transmitir as sessões ao vivo. Ouça na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments