Ângela Faria

    Ângela Maria Barros de Faria nasceu em Belo Horizonte (MG), em 9 de maio de 1959. Sempre gostou de História, mas foi no Jornalismo em que ela se encontrou. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg/MG), em Belo Horizonte, onde também fez um curso de extensão de Economia.
     
    Quando ainda estava na faculdade, não queria apenas estudar, ela já queria estar no mercado. Foi quando, em 1977, um conhecido da família, que trabalhava no jornal Diário do Comércio, indicou o seu nome para uma vaga de revisora. A passagem como revisora foi breve e, pouco tempo depois, já fazia reportagens para as editorias de Política, Economia e Agricultura, trabalho que fez até 1979.
     
    Entre 1977 e 1979, a jornalista também conciliava trabalhos como repórter das editorias de Cultura e Geral do extinto Jornal de Casa e fazia reportagens de fim de semana para vários jornais de bairros. No final de 1979, foi trabalhar como repórter de Política no Jornal Hoje em Dia, cargo que ocupou até 1986, quando foi promovida a subeditora. Na época, fez várias coberturas históricas, dentre as quais uma série de matérias sobre as Diretas Já, em meados da década de 80.
     
    Em 1989, foi assessora chefe da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, onde permaneceu até 1991, quando foi convidada a ocupar o cargo de subeditora de Política no jornal Estado de Minas.
     
    Desde 2005 é editora-assistente da editoria de Cultura do mesmo jornal. Possui artigos publicados em vários jornais, dentre eles no Caderno Pensar, caderno veiculado aos sábados no próprio Estado de Minas.
     
     
     
    Atualizado em Janeiro/2012 – Portal dos Jornalistas/MG
    Fonte:
    Informações fornecidas pela própria jornalista