A Faculdade Cásper Líbero fechou seu programa de mestrado em Comunicação e demitiu professores. As decisões ocorrem em meio a outras mudanças, como redução do quadro docente, diminuição do tempo de aula e incorporação de modalidades a distância. As informações são de Rodrigo Ratier, colunista do UOL.

Segundo apurou Ratier, os alunos foram informados do fim do programa de mestrado em 12/12, em reunião com a direção da faculdade. Alessandra Cristina Guimarães, representante dos alunos do mestrado, explicou que a justificativa da Cásper Líbero foi de que “o curso ameaça a sustentabilidade financeira da instituição, mas a direção não mostrou nenhum número”.

O grupo de oito docentes do programa mostrou à direção que mais de 60% da carga horária era cumprida no bacharelado e não na pós, mas o apelo não surtiu efeito. O mestrado da Cásper tem 21 estudantes e mensalidades de R$ 3.038.

Os alunos queixam-se sobre a forma como a instituição está encaminhando o fechamento do programa. A Cásper não garantirá a formatura dos seus atuais alunos e a ideia é transferi-los para outras faculdades. “Estamos indignados e no escuro. As pesquisas são muito específicas, não é fácil encontrar uma faculdade que nos aceite”, explica Alessandra.

Dos cinco professores desligados até a última sexta-feira (16/12), três atuavam exclusivamente na graduação. Segundo a coluna, os desligamentos devem continuar ao longo desta semana. A Cásper Líbero tem atualmente 53 professores, mas já chegou a ter mais de cem. Mais informações aqui.

Em nota, a Cásper Líbero declarou que o fim do curso de mestrado ocorreu por causa de insuficiência de matrículas, “que vinha prejudicando a saúde financeira da Instituição. Tal atitude decorre única e exclusivamente do nosso compromisso com a sustentabilidade”. A faculdade também explicou que as demissões de docentes “fazem parte da dinâmica de toda e qualquer instituição de ensino, que regularmente recompõem seus quadros funcionais e otimizam seus recursos”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments