Leandro Demori anunciou nesta segunda-feira (16/5), em suas redes sociais, que está deixando o Intercept Brasil após quase cinco anos de contribuição, sendo quatro como editor-executivo da empresa. Ele focará agora um projeto solo, que inclui o lançamento de um canal de vídeo e uma newsletter, chamada A Grande Guerra, que devem ir ao ar em junho.

“Foi um tempo inesquecível e agradeço de coração a todos que trabalharam comigo. Fizemos história!”, escreveu o jornalista, que em 2019 liderou a série jornalística Vaza Jato, publicada pelo Intercept, que vazou conversas realizadas através do Telegram entre o então juiz Sergio Moro, o então promotor Deltan Dallagnol e outros integrantes da Operação Lava Jato. Por conta da relevância de seu trabalho investigativo e de denúncia, vive sob escolta de seguranças.

Demori focará agora no canal de vídeo, na newsletter e em suas redes sociais para mergulhar fundo no tema das eleições deste ano. A ideia é produzir conteúdos diários sobre a política atual para facilitar a compreensão dos fatos por parte do público.

O jornalista está buscando apoio financeiro para os novos projetos, com o objetivo de “dar suporte jurídico, jornalístico, técnico e de equipe para que as denúncias e análises sejam publicadas”, escreveu Demori na plataforma Apoia-se. Para contribuir, clique aqui.

Demori foi também editor do site da Revista Piauí, editor da plataforma Medium e do blog de sátira política A Nova Corja. É autor do livro Cosa Nostra no Brasil (Companhia das Letras). Recebeu os prêmios Direitos Humanos de Jornalismo, República (concedido pela Associação Nacional dos Procuradores da República), Comenda Guilhermino Cesar pela Liberdade de Expressão (MPC-RS), e foi finalista dos prêmios Vladimir Herzog e Gabriel García Márquez (Colômbia).

É professor convidado da Universidade de Oslo, na Noruega, e há mais de 10 anos ministra cursos sobre jornalismo investigativo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments