Entidades representativas dos setores de imprensa, rádio e televisão condenaram a campanha de desmonetização da Jovem Pan, realizada desde dezembro pelo grupo Sleeping Giants Brasil. O projeto realiza campanhas nas redes sociais para que empresas deixem de patrocinar canais e veículos que propagam desinformação e discurso de ódio.
A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) classificou a campanha como “intimidação contra veículos de comunicação”. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) descreveu o caso como “inequívoca ação de intimidação” que não representa o “caminho adequado para o aprimoramento de nossa sociedade, da liberdade de expressão e de imprensa, e do Estado Democrático de Direito”.
A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp) repudiou o “ataque e boicote aos veículos de comunicação”, e acusou o Sleeping Giants de constranger empresários e anunciantes.
Vale lembrar que o Ministério Público Federal (MPF) instaurou em janeiro um inquérito contra a Jovem Pan devido a conteúdos propagados em programas da emissora que teriam contribuído para incitar os ataques golpistas às sedes dos três Poderes, em Brasília.
A Jovem Pan alega que é vítima de perseguição e pede o fim da campanha de desmonetização e a remoção de todo o conteúdo sobre o assunto publicado na internet.