Demitri Túlio, do jornal O Povo (CE), o +Premiado Jornalista da História na região Nordeste, vem sofrendo ataques e ameaças de grupos religiosos após a publicação da crônica Santo Antônio, deixe as árvores de mão!, que questiona a necessidade de derrubar troncos dos jatobás no século XXI.

No texto, Demitri faz uma análise social da situação, destacando a influência da heteronormatividade nessa tradição. Após a publicação da crônica, o jornalista recebeu diversos ataques de grupos religiosos e outros segmentos, que se sentiram ofendidos e alegam que Demitri fez uma “ofensa à fé”.

Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) prestaram apoio e solidariedade a ele e repudiaram os ataques: “É importante deixar claro que a crônica de Demitri Túlio não é uma ofensa à fé, mas sim uma crítica livre aos usos da fé, uma reflexão sobre tradições e sua relação com a sociedade contemporânea”.

“O jornalismo desempenha um papel fundamental na promoção do debate público e na análise crítica dos fatos e das ideias”, destaca a nota. “Assim, repudiamos veementemente os ataques, ameaças e ofensas dirigidos ao jornalista. É inaceitável que profissionais sejam alvo de agressões pessoais por expressarem sua opinião e exercerem seu trabalho”.

As entidades pedem que aqueles que se sentiram ofendidos com o texto recorram aos canais de O Povo para manifestarem, de forma respeitosa, suas críticas, como a seção de cartas do leitor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments