Por Associação de Jornalismo Digital

Neste 3 de maio é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, data que relembra a importância da defesa do jornalismo profissional para uma sociedade mais justa e democrática. O dia também marca o aniversário de um ano de fundação da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), organização que já reúne 82 veículos digitais de todo o País.

“Vínhamos acompanhando há anos o surgimento de muitas organizações jornalísticas nativas digitais pelo Brasil afora, que promovem um jornalismo sério e independente. Ficamos muito felizes, no Centro Knight, quando líderes de algumas dessas organizações nos pediram ajuda na formação de uma associação, aproveitando nossa longa experiência dar assistência a jornalistas latino-americanos na formação de associações, como a Abraji no Brasil ou a Fopea na Argentina”, lembrou o professor Rosental Calmon Alves, fundador do Centro Knight.

Em 2021, com apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, 30 iniciativas de jornalismo digital se reuniram para criar a Ajor,  uma organização pioneira focada no  jornalismo nativo digital — um ecossistema em constante ampliação e diversificação e que está fazendo a diferença na redução dos desertos de notícias e ampliação do acesso à informação. De acordo com o novo Atlas da Notícia, o segmento online já lidera o  jornalismo local no Brasil.

“Graças a uma subvenção da Google News Initiative, tivemos a honra de poder trabalhar por meses, assessorando e dando o primeiro empurrãozinho para formação da Ajor. Estamos muito orgulhosos ao ver os impressionantes resultados do primeiro ano da Ajor, que se consolidou rapidamente como uma associação independente, comprometida com princípios éticos, com a diversidade, com a democracia e com a autossustentabilidade de suas associadas”, acrescentou o professor Rosental Alves.

Para Guilherme Alpendre, vice-presidente do conselho da Ajor, o surgimento da organização foi um passo importante para o reconhecimento de iniciativas de mídia digital, de organizações de jornalismo periférico e também das que atuam fora do eixo Rio-SP. “Faz parte da nossa missão dar visibilidade ao trabalho destes meios, que é de altíssima qualidade, e ajudar na construção de redações mais profissionais e sustentáveis”, afirmou.

Durante seu primeiro ano de funcionamento, a Ajor teve foco na sua apresentação institucional e constituição de uma rede de parceiros, além da prospecção de novas associadas e consolidação da sua estrutura e equipe. Por meio do site e das redes sociais, a organização se posicionou em relação a diversas situações que impactam diretamente o ecossistema de jornalismo digital e seus profissionais.

Nesse período, a associação também começou a desenvolver projetos, sempre com o objetivo de promover o jornalismo de qualidade e apoiar suas associadas. Conheça algumas das iniciativas no site da Ajor.

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