O repórter Alex Pandini e o cinegrafista José Jantorn, da TV Vitória, afiliada da Record no Espírito Santo, foram hostilizados e expulsos por manifestantes bolsonaristas dos protestos contra o Supremo Tribunal Federal em Vitória, no último domingo (1º/5). Os jornalistas precisaram ser escoltados pela Guarda Municipal para não serem agredidos fisicamente.

Segundo a TV Vitória, Pandini e Jantorn entrevistavam uma mulher que pedia intervenção militar no Brasil quando foram intimidados e ameaçados por manifestantes.

Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Rômulo Lacerda, vereador de Vila Velha pelo PSL, não permitiu a gravação da reportagem e acusou, aos gritos, a emissora de estar fazendo uma cobertura parcial. Além disso, o locutor de um dos trios elétricos usou o microfone para desqualificar o trabalho dos jornalistas. Diante da situação, a Guarda Municipal escoltou o repórter e o cinegrafista para garantir a segurança deles.

Em nota, a entidade e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo repudiaram o ocorrido, reiterando que “o trabalho do jornalismo é apurar e relatar os fatos, o que tanto incomoda aos que utilizam de mentiras para se promoverem politicamente. Os profissionais precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados. Quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade, que deixa de ser informada. (…) Agredir jornalista é agredir a democracia. Chega de fakes! Basta de violência!”.

Equipe de reportagem da Record é hostilizada e expulsa por manifestantes de protesto no ES
Alex Pandini hostilizado por manifestantes

Agressão também em São Paulo

Solange Santana, diretora do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, foi agredida enquanto realizava atividades preparatórias da CUT para o 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Carlos Amado, dirigente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), também foi agredido. O agressor, encaminhado à delegacia, também fez agressões verbais e ameaças a outros sindicalistas.

A Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo solidarizaram-se com as vítimas e exigiram a devida punição ao agressor, destacando que “tais casos não são isolados e são consequência direta do discurso de ódio destilado por Jair Bolsonaro e seus apoiadores, que veem na figura do jornalista um inimigo”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments