A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) completou nessa quarta-feira (7/12) 20 anos de atuação. Para celebrar o marco, a entidade lançou o documentário Abraji 20 anos: de Tim Lopes a Dom Phillips, que conta a história da entidade e discute as transformações do jornalismo brasileiro até os dias atuais.

O filme foi roteirizado, dirigido e montado por Diego de Godoy. Com 46 minutos de duração, foi gravado durante o último Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, em agosto, na Faap, em São Paulo.

A produção contém depoimentos de todos os ex-presidentes da organização: começando pelo cofundador Marcelo Beraba, passando por Angelina Nunes, Fernando Rodrigues, Marcelo Moreira, José Roberto de Toledo, Thiago Herdy, Daniel Bramatti, Marcelo Träsel e a atual presidente, Katia Brembatti.

O documentário aborda a transição entre as reportagens com auxílio de computador (RAC), jornalismo de dados, combate à desinformação, a Lei de Acesso à Informação, jornalismo independente, o Programa Tim Lopes, entre outros temas.

Outro tópico mostrado é a discussão sobre o nome da entidade à época de sua criação. Havia um sentimento de que poderia indicar algo muito setorizado ou fechado. José Roberto de Toledo, que dirigiu a Abraji entre 2014 e 2015, relembra a discussão sobre ser uma associação de jornalismo ou de jornalismo investigativo.

Assista ao documentário aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments