A ONU News lança neste sábado (10/12), Dia dos Direitos Humanos, o podcast Nossa Voz, uma série de quatro episódios sobre violência contra mulheres na política. A data também encerra campanha de 16 dias de ativismo para o Fim da Violência de Gênero.

O especial destaca entrevistas das jornalistas Mayra Lopes e Ana Paula Loureiro com a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, a jurista e professora da PUC-SP Silvia Pimentel, coautora da Carta das Mulheres, de 1988, e María Fernanda Espinosa, ex-presidente da Assembleia Geral e ex-ministra de Relações Exteriores e da Defesa do Equador.

“Os diversos casos de ataques às mulheres políticas, democraticamente eleitas, tanto na internet como fora dela, chamaram a atenção da nossa equipe”, afirmou a brasileira Monica Grayley, editora-chefe da ONU News.

Com longa carreira em direitos da mulher, igualdade de gênero e pautas feministas no Brasil e nas Nações Unidas, Silvia Pimentel lembra no podcast de quando se candidatou a deputada federal e foi atacada fisicamente, em 1982: “Numa cidade do Estado de São Paulo, eu estava no palanque e fui empurrada pela liderança política daquela região. Quase fui derrubada de uma altura de dois metros. Foi uma ação não apenas machista, mas quase criminosa”.

A ex-presidente Dilma Rousseff declara ter sido vítima do machismo, um traço marcante na política do País: “Eu sofri os preconceitos impostos pela misoginia a todas as mulheres brasileiras que ousam lutar pela igualdade no meu País ou lutar contra toda a exploração, toda a trajetória de exploração que começa no Brasil com a escravidão e passa por todo um processo que chega nos dias atuais”.

María Fernanda Espinosa, a primeira latino-americana e caribenha a se tornar presidente do órgão da ONU e até agora a quarta mulher apesar a presidir a Casa em mais de 77 anos de história, diz que é preciso continuar lutando por espaços nas esferas de poder: “Vemos mulheres candidatas que são tratadas de maneira especialmente dura pela opinião pública. Mas acredito temos a inteligência, força e experiência para lutar pelos espaços que merecemos”.

O podcast conta ainda com depoimentos de Lucia Xavier, coordenadora da ONG Criola, e de Ilona Szabó, fundadora do Instituto Igarapé.

“Com esse especial, buscamos responder por que a presença das mulheres – e talvez a diversidade de forma geral – ainda incomoda tanto nas esferas de poder”, afirma Mayra Lopes. “Percebemos que a resposta vem em diversas camadas e foi interessante observar como cada uma das entrevistadas complementava a outra”. Para Ana Paula Loureiro, “infelizmente, uma visão comum das entrevistadas é que ainda é preciso muito trabalho para conquistarmos a paridade de gênero. A parte boa é que muitas mulheres e feministas estão dispostas a seguir trilhando esse caminho para um futuro mais igual”.

A igualdade de gênero é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da Agenda 2030 da ONU. O podcast Nossa Voz estreia neste 10 de dezembro ao meio-dia, horário de Brasília, em todas as plataformas da ONU News (https://news.un.org/pt, https://twitter.com/onunews e https://youtube.com/onunews). Veja a chamada no Twitter.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments