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sexta-feira, abril 26, 2024

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Mercado publicitário apresenta crescimento modesto em 2016

Estudo do Meio & Mensagem em parceria com o Kantar Ibope Media traz ranking com os maiores anunciantes, agências e principais setores econômicos

 

O Meio & Mensagem, em parceria com o Kantar Ibope Media, divulgou nessa segunda-feira (29/5) os resultados do ranking Agência & Anunciantes. O estudo considera o volume dos investimentos publicitários no País e traz os setores econômicos que mais se destacaram em 2016, além dos 300 maiores anunciantes e das 50 maiores agências.

Entre os setores econômicos, o de Comércio e Varejo está na liderança, apesar da retração de 6% dos investimentos em mídia (R$ 7,5 bilhões). Em seguida, aparece a área de Serviços ao Consumidor, com R$ 4 bilhões, e a de Higiene Pessoal e Beleza, com R$ 3,9 bilhões. Indústria Farmacêutica, em quarto lugar, movimentou R$ 3 bilhões, registrando 3,7% de crescimento. Ainda entre os dez principais setores estão Mercado Financeiro e Seguros; Alimentação; Veículos, Peças e Acessórios; Bebidas; e Serviços de Telecomunicação e Cultura, que inclui também os segmentos de Lazer, Esporte e Turismo.

“Tivemos um ano difícil, com recessão. E, apesar da redução de investimentos no meio publicitário, conseguimos registrar um crescimento médio de 2%”, destaca José Carlos de Salles Gomes Neto, CEO do Meio & Mensagem. “Alguns setores se destacaram, agências conquistaram novas e robustas contas e alguns anunciantes retomaram os gastos com mídia”.

Já no entre os anunciantes houve um recuo nos investimentos em mídia das principais empresas. Os cinco primeiros colocados mantiveram suas posições em relação a 2015. A Genomma Lab, companhia de produtos farmacêuticos e cosméticos, ocupa a primeira posição, acumulando R$ 1,3 bilhão destinados à publicidade, apesar da retração de 12,7% em relação ao ano anterior. Em segundo lugar está a Via Varejo, com R$ 1,1 bilhão, contra R$ 1,3 bilhão em 2015. A Unilever, terceira colocada, também reduziu os recursos em 10,2%, investindo R$ 988 milhões. Na sequência, entre as dez principais, vêm Hypermarcas, Caixa, P&G, Ambev, Telefonica, Divcom Pharma e General Motors.

Entre as maiores agências, a Y&R mais uma vez ocupa a primeira posição do ranking, apesar da queda de 13,1% em seu faturamento na comparação com 2015. Seguem-se AlmapBBDO, WMcCann, Ogilvy Brasil e Publicis. Contudo, o grande destaque entre as 50 foi a Talent, que subiu 14 posições, pulando do 20º para o sexto lugar. Ainda de acordo com o ranking, a agência, que atende a clientes como Ipiranga, Claro, Alelo e Telefonica, movimentou R$ 864,4 milhões somente no ano passado, representando um aumento de 85,2% em relação ao período anterior.

Ainda entre as dez primeiras do estudo, na sétima posição está a My Propaganda, que teve crescimento de 12%. Leo Burnett Tailor Made, Lew’Lara\TBWA e Africa fecham os top 10.

Confira mais detalhes sobre a metodologia e o ranking completo dos anunciantes, agências e setores.

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