Quatro colegas da equipe de jornalismo do UOL deixaram a empresa. Em mensagens nas redes sociais eles mesmos anunciaram as demissões e seus motivos. Entre os que saíram estão Adriano Wilkson, Marie Declercq, Ivan Marsiglia e Marcos Candido.

Adriano Wilkson tinha 12 anos de trabalho como repórter do UOL. No X (ex-Twitter), publicou sobre a saída: “Lamento a decisão do site, motivada por sua nova linha editorial”. Autor de reportagens de fôlego, cobriu diversas edições de Copa do Mundo e Olimpíadas. Ganhou o Prêmio Aceesp de Melhor Matéria em 2017 com a reportagem Em um motel, lutador desidrata e entra em agonia antes de sua grande luta. É autor do podcast Os Grampos de Robinho, que mostrou conversas entre o ex-jogador de futebol Robinho e seus amigos que foram a base da acusação do Ministério Público da Itália contra ele por estupro coletivo. Robinho foi condenado a nove anos de prisão pelo crime.

Marie Declercq trabalhou como repórter no UOL por oito anos. No X, a jornalista publicou sobre sua saída do veículo: “Infelizmente o tipo de reportagem que faço não é mais compatível com os rumos editorais da empresa”. Declercq publicou reportagens sobre temáticas relacionadas aos direitos das mulheres, como discursos de ódio contra o gênero feminino nas redes sociais, a cultura red pill e o crescimento do chamado “masculinismo”. É autora da newslett Não Prometo Nada.

Ivan Marsiglia tinha dois anos de casa. Tralhava como editor-assistente do TAB UOL. Vencedor do Prêmio Estado de Jornalismo em 2012, é autor do livro A Poeira dos Outros – Um repórter na Casa da Morte e mais 19 histórias.

Marcos Candido trabalhou por sete anos no UOL. Autor de reportagens marcantes, escreveu sobre o estilo de vida de moradores da Santa Cecília, no centro de São Paulo, em reportagem que viralizou o termo santa ceciliers. Antes, trabalhou na Folhateen, da Folha de S. Paulo, e nas revistas Trip e Tpm. Foi também colaborador para as revistas piauí e Superinteressante.

Em nota, o UOL comentou sobre os cortes:

Não há nenhuma mudança de linha editorial nem redução de equipe: iniciamos processo seletivo para buscar novos integrantes para nossa equipe. O UOL continua com o mesmo compromisso de produzir reportagens de impacto”.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments