17.5 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 30, 2024

Buy now

Paulo Campo Grande lança Jornalismo Automotivo

O editor de Testes da revista Quatro Rodas Paulo Campo Grande experimenta uma nova sensação em sua carreira: o lançamento, em São Paulo, de seu primeiro livro, Jornalismo Automotivo – Histórias & dicas (B4 Editores), obra que chega às principais livrarias com a intenção de servir como guia para estudantes e jornalistas que queiram entender como funciona a imprensa especializada automotiva brasileira. A ideia, explica Paulo, surgiu com base em uma consagrada coleção de livros didáticos da Editora Contexto, que traz obras como Jornalismo Cultural, de Daniel Piza, Jornalismo de Rádio, de Milton Jung, e A arte de fazer um jornal diário, de Ricardo Noblat. Formado em Jornalismo pela FIAM, PCG, como é constantemente chamado pelos colegas do setor, começou no Departamento de Biblioteca e Arquivo do Estadão, ainda como estagiário, período em que esporadicamente também fazia algumas colaborações como repórter para o jornal. Após concluir seus estudos, transferiu-se para a antiga editoria de Cidades (hoje Metrópole) e três anos depois para o Jornal do Carro (na época pelo Jornal da Tarde). Mais tarde, foi para a Quatro Rodas, onde permaneceu por três anos. Após uma temporada vivendo em Detroit, retornou ao Brasil para atuar na Mercedes-Benz, como coordenador da área de Automóveis. A experiência na área corporativa durou apenas dois anos, e então ele retornou à Quatro Rodas, onde está desde então. E é com essa experiência que ele pretende contribuir para explicar como funciona a imprensa automotiva, com informações que podem ser importantes tanto para estudantes quanto para profissionais. “É um livro em que o leitor não precisa seguir uma sequência. Cada capítulo aborda um assunto diferente, bem como um guia deve ser”, explica. “Nele, detalho, por exemplo, como é o dia a dia em um campo de provas, o trabalho em uma assessoria de imprensa desse segmento, falo sobre dinâmica veicular, faço reflexões sobre o relacionamento com fontes, com os carros de fábricas e com os leitores. Este último ponto inclusive ganhou muita importância nos últimos anos, já que hoje você está muito mais exposto por causa das mídias sociais”. Entre cada um dos 17 capítulos, Paulo aproveitou para relembrar e contar histórias de sua carreira. Nesses espaços ele fala sobre alguns dos modelos marcantes que dirigiu, conta histórias de salões de automóveis e relembra viagens. Sobre o tempo que levou para produzir a obra, explica: “Como era um projeto pessoal, eu escrevia um pouco, ficava dois meses sem escrever, relia e escrevia novamente. Teve capítulo, por exemplo, que descartei por inteiro. Além disso, peguei uma época em que minha filha, que hoje tem 15 anos, ainda era nova e exigia mais minha presença. Com tanta responsabilidade, confesso que demorei mais do que o necessário”. A obra tem 155 páginas e preço sugerido de R$ 24,90.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,700InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese