Pesquisa aponta o Twitter como a rede mais importante para jornalistas
A pesquisa global State of Journalism 2021, realizada anualmente pela plataforma digital Muck Rack, apontou o Twitter como a rede social mais usada por profissionais de imprensa e a mais valiosa para eles. O estudo ouviu quase três mil jornalistas em todo o mundo.
De acordo com a pesquisa, o Twitter só perde como fonte de informação entre os jornalistas para jornais e revistas online. A pesquisa examinou também os efeitos da pandemia sobre as redações, demonstrando como a crise afetou a carga de trabalho e o otimismo em relação à profissão.
O livro infantil sobre o Padre Landell, lançado pelo MEC no final de março, dentro da série Biografias do Programa Conta pra Mim, continha diversos erros crassos, segundo o jornalista e biógrafo Hamilton Almeida.
William Cunha, diretor de Alfabetização Baseada em Evidências do MEC, procurou Hamilton na manhã de sábado (10/4) dizendo estar agradecido pelo apontamento dos erros. “Não tenho qualquer problema com críticas, desde que sejam justas. No caso da reportagem, era mais do que o caso”, admitiu.
Hamilton dispôs-se ajudar. Ajustes e acréscimos foram realizados já no domingo, 11. Responsável pela escolha dos homenageados, William comentou: “As crianças do Brasil agradecem. Espero que essa iniciativa incentive mais crianças a se tornarem inventores. O livro ficou infinitamente superior com as alterações. Agradecemos muito”.
A única observação não aceita foi o trecho “padre que falava com o demônio”. Na condição de padre-cientista, Landell sofreu perseguições e seus aparelhos chegaram a ser destruídos por um grupo de fanáticos que o acusavam de ter pacto com o demônio. William justificou o corte: “O secretário achou que é pesado para crianças pequenas”. Mas a citação da quebradeira está mantida.
O Programa Conta pra Mim contempla uma minibiblioteca, em formato digital, concebida para incentivar a leitura, reforçar os laços familiares e auxiliar o processo de alfabetização.
Assim como os demais 43 títulos da coleção, o acesso ao livreto sobre o Padre Landell é gratuito. Pode ser lido online ou impresso e há uma versão em preto e branco, para colorir. Para conferir a obra colocada no ar na segunda-feira (12/), agora com a revisão técnica de Hamilton, é só entrar no site.
Com esse final feliz, o MEC faz eco ao crescente movimento em prol do reconhecimento oficial dos feitos científicos do Padre Landell, o verdadeiro inventor do rádio, que também projetou a TV muito tempo antes de outros cientistas.
A partir do momento em que novas gerações de crianças brasileiras tomem conhecimento de quem foi e o que fez este pioneiro da era wireless, uma longa história de injustiças, que começou durante a sua atribulada vida, começa a ser substituída pela esperança. A de que é possível resgatar a memória deste gênio, colocando o seu nome no lugar que lhe é devido na História científica do País e do mundo.
A família real britânica não é a única no mundo − real ou não − a ver tensões latentes emergirem quando um ente querido se vai.
No matriarcado de Elizabeth II, a passagem do príncipe consorte em meio à crise desencadeada pelo rompimento do neto Harry com a família fez com que discordâncias e infortúnios ficassem mais expostos.
E mais uma vez confirmou-se a dificuldade de a comunicação controlar a repercussão de cada movimento na era das mídias sociais.
A morte de Philip era esperada, pois tinha 99 anos e andava adoentado. Ele mesmo desenhou o Land Rover que vai levar seu caixão. Tudo foi planejado sob a Operação Forth Bridge.
(Crédito: Getty Images)
Aí vem a realidade para lembrar que nem tudo pode ser previsto. A começar pelas reações de uma sociedade que não idolatra mais seus nobres incondicionalmente.
O roteiro de comunicação começou perfeito. No primeiro dia, a nota oficial afixada nas grades do Palácio de Buckingham em estilo medieval.
No sábado, o herdeiro do trono dá um depoimento emocionado usando uma expressão que ganhou as manchetes pela ternura: “my papa”.
Para quem viu a série The Crown, em que Philip foi retratado como pai crítico do primogênito Charles, o papel de filho amoroso pode não ter convencido. Mas nada garante que a série seja fiel, ou que na velhice a ternura não tenha aflorado.
No dia seguinte, os filhos mais jovens deram declarações em tom pessoal. Ninguém duvida dos sentimentos dos filhos. Mas em uma família apelidada de “a firma”, é de se supor que cada fala tenha passado pelo crivo do QG da Forth Bridge.
Nessa etapa, um detalhe pode ter passado despercebido. Sempre que Sophie − tida como a nora preferida da rainha, cara-metade do único filho de Elizabeth que não se divorciou − aparecia diante das câmeras, havia uma jovem ao fundo.
Era Lady Louise Windsor, 17 anos, que não parecia estar ali por acaso. Olhos de RP treinados talvez concordem que foi quase um “product placement”, lançando um personagem capaz de agregar admiradores em uma família que precisa deles para substituir figuras desgastadas.
Ou teria sido uma ideia da mãe, que aproveitou os holofotes para apresentar a versão quase-adulta da filha fora do controle dos assessores? Façam suas apostas.
Mas nem tudo foi doçura. Mesmo na comoção pela dor da rainha, a aparição do príncipe Andrew foi alvo de controvérsia.
O filho caçula do Duque de Edinburgh caiu em desgraça pela amizade com o pedófilo Jeffrey Epstein, que o obrigou a deixar suas funções “na firma”.
E um dos motivos da ira do público foi o espaço dado a Andrew, que para muitos não se justificou nem no luto.
Mas o clímax ainda estava por vir. Provavelmente conforme o roteiro, na segunda-feira foi a vez da nota do neto mais velho, segundo na linha de sucessão. O príncipe William soltou um comunicado enaltecendo “os anos de serviço público” do avô e assegurando que seguiria cumprindo a missão de servir ao país.
Nobre, se não fosse um detalhe que algum assessor não previu: alguém se sentiu atingido. E este alguém foi o irmão Harry, que deixou as funções oficiais, bandeou-se para os EUA e não parece estar sendo perdoado nem no luto.
Três minutos depois da nota de William, o caçula soltou pelas redes uma declaração carinhosa sobre o avô, chamando-o de “lenda do churrasco”. Foi interpretada por meio mundo como uma resposta e um posicionamento.
As imagens transmitidas foram a do neto “da obrigação” e a do neto “do amor”. Ou a de um William que nem no luto perdeu a chance de alfinetar o irmão.
Pode não ser nada disso. Mas nesse mundo, o que vale é a percepção, difícil de ser prevista e administrada até pelos comandantes de uma planejada operação de comunicação.
Veja em MediaTalks uma análise sobre como a imprensa britânica cobriu a morte do príncipe Philip e a polêmica em torno da cobertura da BBC, objeto de reclamações de todos os tipos.
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A CNN Brasil anunciou nesta terça-feira (13/4) a nomeação de Renata Afonso como nova CEO da emissora. Ela assume a vaga que até o final de março era de Douglas Tavolaro.
Com grande experiência no mercado de mídia, Renata foi por 14 anos a principal executiva da TV TEM, afiliada da TV Globo presente em 318 municípios do Estado de São Paulo. Ela também teve passagem por Band, Rede TV e HBO, antes de ingressar na TV TEM.
“Com muito orgulho, chego para integrar a equipe CNN Brasil, com o compromisso de dar continuidade a essa história de sucesso e prezando pela independência do nosso conteúdo e excelência dos nossos serviços. Minha missão é liderar esse time para construirmos juntos o futuro da CNN no Brasil”, afirma a nova CEO.
“Por seu histórico de desafios e sucessos, Renata Afonso é a executiva ideal para presidir a CNN Brasil neste momento em que a emissora se firma como um dos principais players do segmento de mídia”, afirma Rubens Menin, presidente do Conselho de Administração da empresa. “Ela está perfeitamente alinhada com os valores do nosso Conselho Editorial, baseados na independência e no mais elevado padrão ético que caracterizam a CNN nos países em que a emissora está presente”, completa.
Renata Afonso terá o desafio de levar adiante os investimentos programados com o objetivo de ampliar a presença da CNN Brasil nas diversas plataformas no País.
Em parceria com o C6 Bank, GloboNews estreia programete sobre educação financeira
A GloboNews anunciou parceria com o C6 Bank para novo projeto sobre educação financeira, que vai ao ar às quintas-feiras, no intervalo do Jornal das Dez. Sua Vida Financeira com Prof. Liao, com estreia prevista para 6/5, trará dicas e orientações para as pessoas controlarem seu dinheiro de forma mais inteligente.
A apresentação do projeto será de Liao Yu Chien, head de educação do C6 Bank. O conteúdo do projeto, que passará na GloboNews por cerca de dez meses, foi produzido pela área de Negócios da Globo em parceria com o C6 Institute, braço de impacto social do C6 Brank. Os programetes também estarão disponíveis em uma editoria especial do G1, chamada Sua Vida Financeira, além das redes sociais do banco. Liao tem mais de 15 anos de experiência como professor de Finanças, e duas décadas de atuação em bancos. Já recebeu diversos prêmios de excelência em ensino.
No ano passado, o C6 Bank encomendou uma pesquisa do Ibope, que revelou que apenas 21% dos entrevistados tiveram acesso a conceitos de finanças pessoais quando eram pequenos. No entendo, o levantamento indicou também que 77% dos participantes da pesquisa que têm criança em casa dizem conversar com os filhos quando estão em dificuldade financeira.
Profissionais de imprensa da Bahia foram incluídos, na terça-feira (18/5), nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19
O deputado Dagoberto Nogueira (PDT/MS) apresentou em 8/4 um Projeto de Lei para incluir os profissionais de imprensa nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19. Segundo o parlamentar, a categoria está na linha de frente do combate ao coronavírus e seu trabalho está entre as atividades essenciais durante a pandemia.
Dagoberto destacou que os jornalistas “estão dentro dos hospitais, nas clínicas e, quando há manifestações com muitas pessoas, são eles que vão lá para poder mostrar os erros que as pessoas estão cometendo. São os jornalistas que mostram as festas irregulares, os restaurantes e os bares que não seguem os protocolos de biossegurança, eles que estão nas ruas mostrando tudo”.
No texto do PL, o deputado apresentou dados de um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), que mostram que a classe jornalística tem 52% de chances de contrair a doença, ou seja, é uma das profissões que mais estão expostas à Covid-19.
Vale lembrar que, segundo a Press Emblem Campaign, em março, um em cada três jornalistas mortos pela doença é brasileiro. A organização destaca também que o Brasil é o país com mais profissionais de imprensa vítimas da doença desde o começo da pandemia, com a América Latina concentrando mais da metade das mortes (Confira mais dados em MediaTalks by J&Cia).
Jornalistas já estão no grupo prioritário em Alagoas
Em 9/4, Renan Filho, governador de Alagoas, confirmou que os profissionais de imprensa serão incluídos nos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 já na próxima fase, junto com professores, assim que novas doses chegarem ao estado. O anúncio foi feito após reunião com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal).
“É merecido, os jornalistas não pararam”, declarou o governador, que também explicou que a imunização da categoria será dividida por idade.
Um em cada três jornalistas mortos por Covid em março é brasileiro, diz estudo
A Press Emblem Campaign destacou em comunicado nesta terça-feira (13/4) que um em cada três profissionais de imprensa mortos por Covid-19 em março era brasileiro. A entidade contabilizou mais de mil jornalistas mortos por Covid em 74 países desde o início da pandemia. Só no Brasil, foram 172 mortos, 34 a mais que o Peru, o segundo colocado.
A entidade destaca também que a América Latina segue sendo a região com mais jornalistas vítimas da doença ao redor do globo, concentrando mais da metade das mortes. Outro dado preocupante é a idade média das vítimas, que caiu em março. Confira mais dados em MediaTalks by J&Cia.
Essa postagem de MediaTalks mereceu destaque na página em que a Press Emblem publica o relatório.
Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde abre inscrições
A Roche América Latina e a Secretaria Técnica da Fundação Gabo abriram as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, que reconhece a excelência e a cobertura jornalística de qualidade sobre saúde na região. O período de inscrições encerra-se em 9 de junho.
O prêmio tem três categorias: Jornalismo Escrito, para trabalhos de texto publicados em um meio impresso ou digital; Jornalismo Audiovisual, para produções transmitidas em canais de televisão aberta, fechada ou digital; e Cobertura Diária, que premia trabalhos de cobertura, profundidade, clareza, e acompanhamento de temas do dia a dia, e que mostram os desafios que a imprensa enfrenta.
Os temas recomendados pelo prêmio são acesso à saúde, doenças não transmissíveis, doenças raras ou órfãs, inovação nos cuidados da saúde, inovação nos sistemas de saúde, regulação, reformas e políticas públicas. Quem inscrever o trabalho em acesso à saúde, concorrerá automaticamente a uma menção honrosa.
O prêmio tem também outras duas menções honrosas: uma em Jornalismo de soluções, que reconhece histórias que investiguem, narrem e expliquem as respostas de instituições, comunidades e pessoas sobre os desafios da saúde na América Latina; e outra em Cobertura Jornalística da Covid-19, criada por causa da pandemia, para premiar os trabalhos que abordem a sustentabilidade dos sistemas de saúde da região nesse contexto.
O vencedor de cada categoria receberá uma bolsa de até 5.000 dólares (menos taxas) para formação acadêmica em cursos, especializações ou mestrados, além de um troféu comemorativo e um certificado. Os finalistas receberão medalha e certificado, e os vencedores das menções honrosas também receberão certificado.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o site Congresso em Foco lançaram em 12/4 a campanha Bolos AntiBlock, protesto virtual contra o bloqueio de jornalistas, influenciadores e outros profissionais por autoridades públicas no Twitter.
A ação inspirou-se nas receitas de bolo publicadas nas páginas de jornais censurados pela ditadura militar, como mostra o filme da campanha. Ao entrar no site e aceitar os termos de uso, a pessoa é convidada a se conectar a seu perfil no Twitter para que a ferramenta rastreie se ele foi bloqueado e por quem. Para saber se você foi bloqueado e participar da campanha, clique aqui.
Em seguida, ela gera uma cryptoarte única para cada usuário bloqueado por alguém em exercício do mandato, a partir de uma lista de autoridades inserida no sistema. São 600 nomes, que incluem presidente, vice-presidente, secretários de governo, ministros de Estado e do STF, senadores, deputados federais e governadores.
Os bolos criptografados são registrados com a tecnologia NFT (token não fungível, em português), que garante a originalidade da obra. O projeto foi desenvolvido pelo FCB Studio.
Cristina Zahar
“De setembro de 2020 até agora, o monitoramento de jornalistas bloqueados por autoridades no Twitter feito pela Abraji registrou 174 casos envolvendo 88 profissionais”, destaca Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji. “Quando isso acontece, limita-se o acesso do jornalista a informações de interesse público, sobretudo quando os perfis são usados para comunicar ações oficiais. Com a campanha queremos chamar atenção para o problema e provocar um debate em torno do tema”.
Qualquer pessoa bloqueada pode gerar a sua cryptoarte na ferramenta Bolos AntiBlock e compartilhar o bolo virtual em seu perfil do Twitter. A galeria de bolos já reúne alguns jornalistas que tiveram o acesso à informação restringido por autoridades do poder público nas redes sociais, como Amanda Audi, diretora executiva do Congresso em Foco.
“A ferramenta detectou que eu fui bloqueada pelo presidente, por dois ministros de Estado, um senador e dois deputados federais, portanto tenho quatro bolos únicos. Esse tipo de postura das autoridades é danoso para a democracia. Esperamos que a ação ajude a denunciar a arbitrariedade de impedir o acesso a redes sociais de pessoas públicas”, diz Audi.
Falta de legislação
Não há uma definição na lei brasileira sobre bloqueios de jornalistas e outros profissionais por autoridades públicas nas redes sociais. “Uma legislação específica sobre essa prática daria mais segurança aos jornalistas de que esse tipo de bloqueio não deve acontecer”, explica Letícia Kleim, assessora jurídica da Abraji. “O acesso à informação, ainda mais quando se refere a informações oficiais emitidas por agentes públicos, é um direito constitucional garantido e deve ser usado pelos jornalistas para se defenderem”.
Com uma estrutura muito semelhante à da edição de 2020, que passou a contemplar premiações também para empresas e instituições públicas, além das grandes agências e agências-butique, o Jatobá PR sofrerá alguns ajustes nas categorias com o objetivo de melhorar ainda mais a competitividade e interesse do mercado.
Em quatro anos de existência, o certame tornou-se referência para a comunicação corporativa, inicialmente para o segmento de agências, para o qual foram dedicadas com exclusividade as três primeiras edições, e desde o ano passado também para a comunicação pública e empresarial. No total, o certame já recebeu 592 inscrições, média de 148 inscrições por ano. O recorde foi em 2020, quando entraram em julgamento 195 cases pelos mais de 50 jurados. Em 2017, na primeira edição, concorreram 104 cases; em 2018, 151; e em 2019, 142.
Banco de Cases – Estado da Arte
O Jatobá PR é uma das únicas premiações no mundo que mantém um Banco de Cases, com o objetivo de democratizar o conhecimento, estimular as boas práticas e dar visibilidade à excelência profissional. Ali se concentra o chamado estado da arte das relações públicas no continente latino-americano, com os quase 600 trabalhos que competiram ao longo dos últimos quatro anos pelo Troféu Jatobá PR. Tudo aberto e inteiramente gratuito, podendo ser consultados por clientes, estudantes, professores e todos os demais interessados.