Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Na manhã de 12/5, o papa Leão 14 reuniu-se com jornalistas do mundo todo na Sala Paulo VI, no Vaticano, em um gesto simbólico destinado a marcar o início de seu pontificado com ênfase no diálogo e no respeito à liberdade de imprensa.

“Dou-lhes as boas-vindas, representantes da mídia de todo o mundo. Agradeço o trabalho que realizaram e realizam neste tempo que, para a Igreja, é essencialmente um tempo de Graça”, afirmou o Papa.

Ele citou ainda as palavras de Jesus no Sermão da Montanha: “Felizes os que promovem a paz”, e pediu: “Vamos desarmar as palavras e ajudaremos a desarmar o mundo”.

O novo papa foi aplaudido de pé quando apareceu no auditório lotado e mostrou-se descontraído durante o encontro, fazendo até uma piada sobre a recepção calorosa: “Dizem que quando batem palmas no início, não é tão importante. Se vocês ainda estiverem acordados no final e ainda quiserem aplaudir, muito obrigado”.

A fala de Leão 14, quase toda em italiano, lembra diretamente o posicionamento de seu antecessor, papa Francisco, que se destacou por promover uma comunicação aberta, o combate às fake news e a valorização da imprensa como pilar democrático.

Francisco chegou a dedicar uma mensagem oficial ao tema das “notícias falsas” e sempre buscou se aproximar dos jornalistas, mesmo em momentos críticos para a Igreja.

Nessa linha, Leão 14 destacou que o “modo como comunicamos é de fundamental importância” e que a paz começa na forma como ouvimos e falamos com o outro.

Ele rejeitou a lógica da “guerra das palavras” e defendeu uma comunicação sem agressividade, sem competição e “com amor e humildade”.

Leia mais em MediaTalks e veja o clipe do discurso.


Para receber as notícias de MediaTalks em sua caixa postal ou se deixou de receber nossos comunicados, envie-nos um e-mail para incluir ou reativar seu endereço.

Esta semana em MediaTalks

Vital Impacts oferece até US$ 20 mil para fotógrafos documentarem soluções para a natureza − veja como concorrer. Leia mais

México processa Google por mudança do nome “Golfo do México” nos mapas em obediência a decreto de Trump. Leia mais

Papa Leão 14 inaugura conta no Instagram com bênção global: “A paz esteja com todos vós”. Leia mais

ONGs exigem da China libertação imediata da jornalista-cidadã Zhang Zhan, presa há 5 anos. Leia mais

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments