14.9 C
Nova Iorque
segunda-feira, novembro 10, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 419

Poder 360 cria seção sobre temas eleitorais

Poder 360 lança seção PoderEleitoral

O site Poder 360 lançou nesta quinta-feira (12/8) a seção PoderEleitoral, que trará análises, entrevistas, artigos de opinião, infográficos, íntegras de leis e resoluções relacionados a temas eleitorais. O projeto é feito em parceria com o escritório BGA Advogados, especializado em direito eleitoral.

Sobre a iniciativa, o Poder 360 escreveu que a ideia é debater temas como reformas eleitorais, financiamento de campanha, o voto impresso que entrou em evidência nos últimos meses, e discutir a polarização política no Brasil e como isso pode impactar as eleições do ano que vem.

“Sempre no ano que antecede o de eleições há emoções em relação ao direito eleitoral, partidário e político”, destaca o texto. “E se a antecedência é em relação a eleições gerais (presidente, governadores, senadores e deputados) as mudanças e novidades podem ser ainda maiores. Este ano de 2021 apresenta ainda mais desafios”.

As primeiras matérias do PoderEleitoral já estão disponíveis: sobre o voto impresso, defendido pelo presidente Bolsonaro, que causou filas e urnas quebradas em 2002; e sobre fraudes eleitorais antes da implementação das urnas eletrônicas.

Leia também:

ABI faz série de reportagens para homenagear fotógrafos

A ABI deu início nesta quarta-feira a uma série de reportagens sobre fotógrafos e suas obras para celebrar o Dia Mundial da Fotografia.
A ABI deu início nesta quarta-feira a uma série de reportagens sobre fotógrafos e suas obras para celebrar o Dia Mundial da Fotografia.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) deu início nesta quarta-feira (11/8) a uma série de reportagens sobre fotógrafos e suas obras para celebrar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia (19/8). Com curadoria de Alcyr Cavalcanti, conselheiro da ABI, ex-diretor de jornalismo da entidade e atualmente presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc), a primeira biografia da série foi sobre Evandro Teixeira, fotojornalista referência no mundo.

Nascido em Jequié, interior da Bahia, Evandro deu início a sua carreira em 1958, no O Diário de Notícias, em Salvador, e logo depois transferiu-se para o Diário da Noite, na cidade do Rio de Janeiro. Responsável por grandes fotografias em suas coberturas, a exemplo dos registros durante a ditadura militar, o baiano há poucos anos atrás foi homenageado em Pequim, durante uma exposição mundial.

Evandro dedicou a vida ao Jornal do Brasil, onde trabalhou em suas várias sedes, desde a Rio Branco, depois na Avenida Brasil 500, e posteriormente no prédio da Fundação Roberto Marinho no Rio Comprido.

Ao longo de sua trajetória, o fotojornalista eternizou através de suas lentes momentos como a queda do então presidente do Chile, Salvador Allende, dada por um Golpe Militar em 1973; os 100 anos da cidade de Canudos, registrado em livro; e o enterro do poeta Pablo Neruda, vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura, em 1971.

 

Opinião: ESG no epicentro da evolução corporativa

ESG

Por Ciro Dias Reis (*)

O Fórum Econômico Mundial informou em junho que economistas-chefes de bancos e consultorias previam um crescimento do PIB global entre 5,5% e 6,0% em 2021, significando o início de uma retomada que levaria a economia global aos níveis pré-Covid no primeiro semestre de 2022. Mas é diferente a percepção de cidadãos de 29 países entrevistados em outra pesquisa do mesmo Fórum Econômico Mundial e divulgada neste mês de agosto.

Em termos globais, de acordo com este segundo levantamento:

  • Apenas 7% dizem que a economia de seu país já se recuperou da pandemia;
  • 19% acreditam que sua economia terá se normalizado no período de um ano;
  • 35% afirmam que serão necessários de dois a três anos para isso ocorrer;
  • Para 39% levará mais de três anos para a economia de seu país se recuperar

A pesquisa indica que finanças verdes, métricas ESG e inclusão serão vetores robustos. Mostra ainda que três entre quatro pessoas acreditam que:

  • empresas e governos devem compartilhar a responsabilidade pela retomada;
  • sociedade civil desempenhará papel importante como espécie de organismo regulador, influenciando na direção de maior coesão e suporte social

Vale refletir também sobre as conclusões preocupantes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (que mede impactos na atmosfera; a degradação dos oceanos e florestas; o degelo nos polos). Secretário-geral da ONU, Antonio Guterres expressa a urgência do momento: “Código vermelho para a humanidade”.

Empresas terão papel fundamental no planeta das próximas décadas. Delas espera-se “diálogo” e integração entre diferentes linhas dos organogramas para o exercício de práticas ESG, diversidade e inclusão. Walter Schalka, presidente da Suzano, diz: “Quando uma empresa promete ser carbono zero em 2050, não vejo como uma coisa relevante (…) Acho muito mais válido dizer que vai reduzir emissões em 30% até 2030”.


Mais artigos de Ciro Dias Reis:


(*) Ciro Dias Reis é fundador e presidente da Imagem Corporativa, Global Chair da PROI Worldwide e board member da International Communications Consultancy Organisation (ICCO) e ex-presidente da Abracom

Rádio Itatiaia homenageia Emanuel e Januário Carneiro

Com homenagens a Januário Carneiro, e Emanuel Carneiro, a emissora deu início às comemorações pelos seus 70 anos.
Com homenagens a Januário Carneiro, e Emanuel Carneiro, a emissora deu início às comemorações pelos seus 70 anos.

Com homenagens a dois grandes nomes da história da Rádio Itatiaia − Januário Carneiro, fundador da empresa, falecido em 1994, e Emanuel Carneiro, que acaba de entregar o comando ao novo presidente, Diogo Gonçalves, após quase 30 anos −, a emissora deu início em 29/7 às comemorações pelos seus 70 anos, celebrados em janeiro de 2022. Alcançando cerca de 800 dos 853 municípios de Minas, a Itatiaia está entre as maiores emissoras do rádio brasileiro.

A abertura das comemorações pelos 70 anos da Itatiaia foi feita, ao vivo, no Rádio Vivo, programa comandado por José Lino Souza Barros. Na transmissão, Diogo Gonçalves anunciou o lançamento do projeto Memória Itatiaia, um novo canal no site da emissora em que fãs poderão conhecer a biografia dos principais nomes da rádio. A comemoração pelos 70 anos está prevista para durar até julho de 2022, incluindo ainda o lançamento de livro, documentário e programações especiais.

Alberto Rodrigues

O presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, comunicou a Alberto Rodrigues que a emissora busca um substituto para as narrações do Cruzeiro Esporte Clube. Após a decisão ser tomada, o narrador foi chamado por seus novos diretores e informado que sua despedida acontecerá com homenagens e festa pelos seus 47 anos de serviços à Itatiaia (três na primeira passagem e 44 anos consecutivos).

A mudança faz parte da estratégia da nova presidência, que também trocou a diretoria de esportes nos últimos meses. Toda a equipe está sendo avaliada e mais mudanças devem surgir em breve. Até o momento, o substituto não foi confirmado.

E mais:

Portal UAI passa por renovações

O portal UAI ganhou uma nova versão nessa segunda-feira (2/8), após mais de 20 anos divulgando notícias, novidades e lazer para os mineiros.
O portal UAI ganhou uma nova versão nessa segunda-feira (2/8), após mais de 20 anos divulgando notícias, novidades e lazer para os mineiros.

O portal UAI ganhou uma nova versão nessa segunda-feira (2/8), após mais de 20 anos divulgando notícias, novidades e lazer para os mineiros. O novo projeto é mais moderno, com uma navegação mais rápida e mais tecnológica.

As novidades decorrem de estudos entre os times de tecnologia, produto e redação, apresentando soluções em conjunto para proporcionar uma experiência muito mais positiva ao leitor. A página principal está mais adaptada às preferências de cada leitor com as funcionalidades Canais Favoritos e Notícias de sua região.

E mais:

 

Termina hoje votação no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar

Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar
O Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar entrou na última semana de votação. Só será aceito um voto por pessoa.

Termina nesta quinta-feira (12/8) o período de votação para o segunto turno do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar. A eleição, realizada por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, tem por objetivo indicar os profissionais que mais se destacam nas editorias de Saúde e Bem-Estar. Jornalistas, assessores de imprensa e profissionais de comunicação corporativa poderão escolher seus nomes favoritos até.

Foram classificados para o segundo turno 96 jornalistas, divididos nas categorias Nacional e Regional, em que serão escolhidos os profissionais +Admirados das cinco regiões do País. Já entre os veículos, são 72 opções que concorrem em nove categorias distintas.

Confira todos os classificados acessando a matéria completa no Portal dos Jornalistas.

Só será aceito um voto por pessoa, sendo que votação em duplicidade será excluída. A curadoria da premiação também zelará pelo desempenho ético do pleito, evitando qualquer distorção, sistema que já vem sendo adotado com sucesso pela equipe de Jornalistas&Cia nas premiações dos +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças; Imprensa Automotiva; e do recente Imprensa do Agronegócio.

O evento de premiação está marcado para 2 de setembro, quando serão conhecidos os veículos e os jornalistas campeões das cinco regiões; e os TOP 5 Brasil, entre os jornalistas.

Para votar, acesse o link. 

Globo escala Tiago Medeiros para apresentar o Esporte Espetacular

Globo escala Tiago Medeiros para apresentar o Esporte Espetacular

A Globo escalou Tiago Medeiros, apresentador do Globo Esporte em Pernambuco, para comandar o Esporte Espetacular, ao lado de Bárbara Coelho. Ele cobrirá as férias de Lucas Gutierrez no programa a partir de 22 de agosto e ficará por três domingos na função.

Tiago torna-se um dos poucos apresentadores nascidos no Nordeste a comandar o programa esportivo. Antes dele, apenas a alagoana Luciana Ávila havia apresentado o Esporte Espetacular, no início da década de 2010.

A Globo já pretendia dar mais visibilidade a Tiago desde o começo da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Ele foi escalado para os Jogos Olímpicos de Tóquio e entrou ao vivo nos programas Seleção SporTV e Tá na Área.

Tiago começou na Globo ainda como estagiário, em 2005. Atuou em diversas funções, como produtor e repórter. No ano passado, foi escalado para ser o âncora titular do Globo Esporte Pernambuco, substituindo a George Guilherme, que comandou o programa entre 2012 e 2019.

No GE Pernambuco, viralizou nas redes ao ligar para mãe ao vivo para saber o que tinha de almoço, e mandar um beijo para uma telespectadora que fazia aniversário e desejava que o apresentador falasse o nome dela. Internamente, é sempre muito elogiado, e foi diretamente responsável pelo aumento de audiência do programa, com índices acima dos 15 pontos no Ibope.

Professor/jornalista pede emprego em semáforo e viraliza nas redes

Eduardo Durães Júnior, professor e jornalista desempregado, está usando um cartaz para pedir emprego em semáforos de Belo Horizonte. Mestre em Estudos de Linguagem, ele viralizou no LinkedIn ao publicar sobre a ação.

O cartaz que Eduardo usava dizia: “Preciso de emprego. Sou jornalista, professor e tenho um mestrado. E também uma filha pra sustentar! Você pode me ajudar?”. Ele também distribuiu paçoca aos motoristas, que na maioria das vezes ficaram espantados ao saber que o doce era gratuito.

Eduardo contou que decidiu fazer o experimento pois estava cansado de enviar currículos e não receber respostas. No LinkedIn, ele escreveu: “Fui dar visibilidade à minha luta: pedir um emprego de verdade, algo digno, um que pague um salário pelo trabalho que executo sempre com dedicação, empenho e esforço. Enviar currículo parece não resolver. Sequer respondem: ‘recebemos o documento’. Estar no LinkedIn, muito menos; ter Instagram, Facebook, tampouco”.

O professor escreveu que teve contato com vendedores ambulantes, uma moça que vende seguros para carro e estuda veterinária, e um homem graduado em direito que vende bilhetes de loteria. Disse ainda que, além de pedir emprego, a ação serviu para “medir a reação das pessoas, os olhares, possíveis demonstrações de empatia e solidariedade”. Alguns motoristas chegaram a oferecer dinheiro a ele, que recusou.

“Foi uma experiência rica a que tive”, escreveu no LinkedIn. ”O ato de pedir é difícil: pressupõe despir-se de muitas coisas, talvez nossa soberba e vaidade. Mas, senti-me leve, bonito, até mais humano. Voltarei aos sinais em breve”.

Controvérsia privacidade x segurança na internet também afeta luta contra abuso infantil

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

O uso da internet como instrumento para assédio sexual a crianças e jovens talvez seja o mais abominável efeito colateral da tecnologia criada para conectar pessoas pessoas e compartilhar conhecimento.

Violência sexual contra crianças sempre existiu no mundo físico, com resultados devastadores.

Mas o medo, a vergonha e os riscos infligidos a pessoas em formação, por abusadores que se aproveitam de sua fragilidade no mundo virtual, podem causar efeitos igualmente dramáticos para a vida futura, com traumas difíceis de superar.

Nos últimos dias, duas grandes empresas de tecnologia resolveram agir. Primeiro foi a Apple, que anunciou um conjunto de ferramentas para iPhones, iMacs e Ipads a fim de combater o abuso sexual infantil.

O Google seguiu os passos e também apresentou mudanças em suas plataformas, que incluem restrições para para exibição de anúncios a menores e desativação do histórico de localização para jovens.

Mas a solução do problema não é simples e nem será resolvida por decreto.

Apesar das boas intenções, a Apple foi questionada por ativistas que defendem a privacidade nas redes e até pelo líder global do WhatsApp. O motivo é o plano de identificar no iCloud dos usuários fotos de menores que configurem abuso sexual.

A controvérsia traz novamente à pauta um dos debates mais difíceis do mundo contemporâneo: privacidade x segurança.

Não são poucos os que defendem a privacidade a qualquer custo, não admitindo qualquer interferência no conteúdo dos usuários ou no armazenamento de imagens de pessoas (como nos sistemas de vigilância em locais públicos), mesmo quando essas tecnologias estão a serviço da proteção de cidadãos contra crime e terrorismo. Ou contra o abuso infantil.

Já o lado mais preocupado com as crianças entende que manter abusadores protegidos pelo anonimato é um mal ainda maior para a sociedade.

O pacote anunciado pela Apple, que vai começar pelos Estados Unidos, parece ter sido concebido já antevendo as críticas que viriam.

A Apple garante que não vai monitorar todas as fotos do iCloud. Somente as que tiverem sido previamente classificadas como “conteúdo conhecido” no banco de dados de uma ONG americana que trabalha em parceria com órgãos do governo.

Para os mais radicais o mecanismo não resolve inteiramente o problema do abuso, pois se a foto armazenada por um pedófilo tiver sido feita por ele mesmo ou por uma criança sem que tenha sido classificada, continuará lá.

Também não resolve se o usuário simplesmente deixar de armazenar a foto no iCloud. No entanto, há um efeito psicológico, que pode desestimular a troca de imagens pelo risco de o abusador ser descoberto.

Mas o mais importante no pacote da Apple não é a busca de fotos, e sim o mecanismo de alerta a crianças e pais. A criança será notificada se receber uma foto de cunho sexual, que ficará borrada até que ela decida visualizar. Se o fizer, os pais serão avisados.

Talvez a Apple tenha ido longe demais na proposta de mapear as fotos do iCloud. Mas a empresa foi corajosa, e alinhou-se a pessoas e entidades que têm se mostrado contrárias ao anonimato nas redes sociais.

No Reino Unido, a NPSCC (Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças) empreende uma campanha feroz contra a adoção da criptografia de ponta a ponta no Facebook Messenger e no Instagram, já que isso dificultará a identificação dos que assediam crianças por meio da internet.

E não é só pelas redes sociais que o assédio acontece. Uma pesquisa feita pela entidade encontrou aumento de casos por aplicativos de mensagens, e-mail e nos sistemas de mensagens dos jogos online, com pedófilos usando-os para abordar crianças.

Na última segunda-feira (9/8), a Apple publicou um extenso documento defendendo as novas ferramentas e tentando amenizar as críticas.

Ainda que ela acabe voltando atrás (ou seja instada a fazê-lo), o movimento serviu para mostrar que o problema tem solução, e há tecnologia para tal. Como as que vão ser adotadas pelo Google.


Inscreva-se em mediatalks@jornalistasecia.com.br para receber as newsletters MediaTalks trazendo notícias, pesquisas e tendências globais em jornalismo e mídias sociais.

Levantamento aponta quase 300 jornalistas mortos por Covid-19 no Brasil

23 jornalistas que atuaram na cobertura do incêndio no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Sergipe, foram contaminados.
23 jornalistas que atuaram na cobertura do incêndio no Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Sergipe, foram contaminados.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou nesta terça-feira (10/8) uma atualização de seu levantamento sobre jornalistas mortos pela Covid-19. Segundo a entidade, o Brasil perdeu 278 profissionais da imprensa para a pandemia, 199 deles apenas nos sete primeiros meses deste ano.

Na média, foram registradas 28,4 mortes por mês, número muito próximo à marca do primeiro trimestre (28,6 mortes/mês), o que representa quase uma morte de jornalistas a cada dia. Em 2020 (de abril a dezembro), a média mensal foi de 8,5 mortes. Este número mantém o Brasil como o país com o maior número de jornalistas vítimas da Covid-19 no mundo, quando cruzado com o levantamento da ONG Press Emblem Campaign.

O dado positivo é que o número de vítimas fatais da doença entre os jornalistas começou a cair a partir de maio e registrou queda significativa em julho, quando foram computados 17 casos (média de uma vítima a cada dois dias). “É necessário, entretanto, aguardar os próximos meses para verificarmos se essa tendência de queda se consolida”, afirma o diretor da Fenaj, Norian Segatto, responsável pelo Dossiê.

Para ele, a curva decrescente das mortes segue a tendência nacional, efeito direto da vacinação da população. No caso dos jornalistas, houve campanhas da entidade e dos Sindicatos filiados pela inclusão da categoria entre os grupos prioritários para a vacinação. Alguns estados e município reconheceram que a categoria estava na linha de frente do combate à pandemia e atenderam à reivindicação.

“Precisamos ressaltar a importância da imunização da categoria e da manutenção de medidas sanitárias, como o distanciamento social, para a proteção da saúde dos jornalistas e a consequente consolidação da tendência de queda no número de casos de contaminação e de mortes”, completou Maria José Braga, presidente da Fenaj. “É com profundo pesar que a Fenaj cumpre a tarefa de divulgar o número de vítimas fatais, mas fazemos a divulgação como alerta e como homenagem aos jornalistas que perderam a vida porque estavam trabalhando, cumprindo seu importante papel social”, disse.

Metodologia

Não existe uma fonte centralizada para coleta de informações que compõem o Dossiê Jornalistas Vitimados pela Covid-19. Os dados são obtidos por meio de busca direta em jornais, sites e blogs de todo o país e também pelas informações fornecidas pelos Sindicatos dos Jornalistas nos estados ou diretamente por colegas de trabalho das vítimas. Como não há um registro oficial das mortes por categoria profissional, assim, é possível que os números possam estar subestimados e não retratem integralmente o tamanho da tragédia brasileira na categoria.

Veja o Dossiê completo

Últimas notícias

pt_BRPortuguese