Tem início em 16/8 a coleta de dados para a segunda edição da pesquisa sobre o perfil do jornalista brasileiro, que incluirá características sociodemográficas, políticas, de saúde e de trabalho. A ideia é atingir profissionais de todas as regiões do País que atuam na mídia, fora da mídia, e na docência. Nesse dia o questionário estará disponível no site https://perfildojornalista.ufsc.br/.

O estudo é realizado pela Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (Retij), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). A organização da pesquisa é dos programas de Pós-Graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo é apurar informações sobre os principais aspectos da vida dos jornalistas. Neste ano, o estudo pretende incluir tópicos como a precarização do trabalho, as condições laborativas que afetam a saúde e os efeitos das inovações tecnológicas, observando as principais mudanças apresentadas na última década.

Nove entidades apoiam institucionalmente o estudo: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments