A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) deu início nesta quarta-feira (11/8) a uma série de reportagens sobre fotógrafos e suas obras para celebrar o mês em que se comemora o Dia Mundial da Fotografia (19/8). Com curadoria de Alcyr Cavalcanti, conselheiro da ABI, ex-diretor de jornalismo da entidade e atualmente presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc), a primeira biografia da série foi sobre Evandro Teixeira, fotojornalista referência no mundo.

Nascido em Jequié, interior da Bahia, Evandro deu início a sua carreira em 1958, no O Diário de Notícias, em Salvador, e logo depois transferiu-se para o Diário da Noite, na cidade do Rio de Janeiro. Responsável por grandes fotografias em suas coberturas, a exemplo dos registros durante a ditadura militar, o baiano há poucos anos atrás foi homenageado em Pequim, durante uma exposição mundial.

Evandro dedicou a vida ao Jornal do Brasil, onde trabalhou em suas várias sedes, desde a Rio Branco, depois na Avenida Brasil 500, e posteriormente no prédio da Fundação Roberto Marinho no Rio Comprido.

Ao longo de sua trajetória, o fotojornalista eternizou através de suas lentes momentos como a queda do então presidente do Chile, Salvador Allende, dada por um Golpe Militar em 1973; os 100 anos da cidade de Canudos, registrado em livro; e o enterro do poeta Pablo Neruda, vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura, em 1971.

 

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments