Eduardo Durães Júnior, professor e jornalista desempregado, está usando um cartaz para pedir emprego em semáforos de Belo Horizonte. Mestre em Estudos de Linguagem, ele viralizou no LinkedIn ao publicar sobre a ação.

O cartaz que Eduardo usava dizia: “Preciso de emprego. Sou jornalista, professor e tenho um mestrado. E também uma filha pra sustentar! Você pode me ajudar?”. Ele também distribuiu paçoca aos motoristas, que na maioria das vezes ficaram espantados ao saber que o doce era gratuito.

Eduardo contou que decidiu fazer o experimento pois estava cansado de enviar currículos e não receber respostas. No LinkedIn, ele escreveu: “Fui dar visibilidade à minha luta: pedir um emprego de verdade, algo digno, um que pague um salário pelo trabalho que executo sempre com dedicação, empenho e esforço. Enviar currículo parece não resolver. Sequer respondem: ‘recebemos o documento’. Estar no LinkedIn, muito menos; ter Instagram, Facebook, tampouco”.

O professor escreveu que teve contato com vendedores ambulantes, uma moça que vende seguros para carro e estuda veterinária, e um homem graduado em direito que vende bilhetes de loteria. Disse ainda que, além de pedir emprego, a ação serviu para “medir a reação das pessoas, os olhares, possíveis demonstrações de empatia e solidariedade”. Alguns motoristas chegaram a oferecer dinheiro a ele, que recusou.

“Foi uma experiência rica a que tive”, escreveu no LinkedIn. ”O ato de pedir é difícil: pressupõe despir-se de muitas coisas, talvez nossa soberba e vaidade. Mas, senti-me leve, bonito, até mais humano. Voltarei aos sinais em breve”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments