Arnaldo Branco

    Arnaldo Allemand Branco é carioca, nasceu no Rio de Janeiro, em 1972. Formado em Jornalismo o autor já trabalhou como jornalista para as revistas Bizz e Monet.

    Começou a desenhar ainda moleque. Mas, afirma: “só comecei a desenhar pensando em fazer disso uma carreira há dez anos (1997). Faço disso uma carreira há dois… (1995)”. Passou a se dedicar aos quadrinhos com a ascensão dos blogs, por volta de 2002, quando começou a publicar as tiras do Mau humor.

    Branco concluiu logo no início da carreira nos quadrinhos e tiras que “sempre soube que, se dependesse do meu traço, que é muito tosco, não ia a lugar algum”.

    O quadrinista tornou-se conhecido por seu humor ácido e politicamente incorreto e o desenho de traços toscos e infantis. Com palavras e desenhos caricaturais formata as suas críticas a partir do cotidiano e as destila pílulas diárias de Mau Humor no blog homônimo e trabalhou na adaptação para quadrinhos da peça O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues, editora Nova Fronteira – as ilustrações são de Gabriel G1.

    Os quadrinhos o consagrariam a partir de tiras como Mundinho animal (atualmente no site G1) e Agente Zerotreze (publicada no GLOBO), e personagens como o enfumaçado Capitão Presença (transformado em livro, em 2006), carregado de autocrítica e lançado pela editora Conrad.

    Autor e co-criador, entre outros, de personagens como Capitão Presença e Joe Pimp – foram publicados revista Sexy, revista F. e Tarja Preta.

    Em entrevista ao G1 por ocasião da entrada do blog Mundinho animal no portal de notícias da Globo, em setembro de 2007, com tiras inéditas da série que conduz com humor ácido característico.  

    Por um período Arnaldo trabalhou em roteiros para programas da TV Globo (como Casseta & Planeta e do canal Multishow, no seriado Quase anônimos, entre outros.

    As ideias fortes de Arnaldo teve novamente pela frente com os quadrinhos de Vestido de noiva, criados em parceria com o desenhista Gabriel Góes, o mesmo que esteve ao seu lado na adaptação de outra obra de Nelson Rodrigues, O beijo no asfalto, em 2008.

     

    Branco define a série Mundinho animal postada no g1, com o humor de sempre: “É um sarro com a nossa classe artística, que parece estar sempre pedindo uma sapatada”. E para os leitores manda uma mensagem do que esperar das tirinhas: “Uma visão de mundo bastante comprometida com o vencimento do aluguel”. Suas críticas ao mundo da cultura, publicadas semanalmente no portal de notícias da Globo viraram livro em 2010.

    A série Overdose de Branco estreou na MTV Brasil no dia 12 de agosto de 2013. Trata-se do projeto escolhido no ano pelo Projeto Piloto para ser produzido pela MTV Brasil. O projeto é uma parceria da emissora com a RioFilme e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro por meio do Programa de Chamadas Públicas.

    A Overdose é escrita e dirigida por ele. A trama retrata a vida de uma banda de rock de garagem que mora em uma garagem. A história é contada em forma de falso documentário, com os três integrantes, Johnny Guitar, guitarra e vocal, Danny Starr, baixo, e Rony Thunder, bateria, agora ricos e famosos, lembrando os tempos da dureza.

    Em junho de 2012 Arnaldo Branco lança livro O Mau humor de Arnaldo Branco, pela Editora Flaneur. É uma coletânea com novas tirinhas nas quais retifica a força de seus quadrinhos e se vale muito do que poderia ser chamado de “mau humor” – palavra que ele inclusive usa para dar nome ao seu blog.

    Arnaldo Branco é filho do crítico literário Aloísio Branco que teve passagens pelo Correio da Manhã e O GLOBO.

     

     

     

     

    Atualizado em novembro de 2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL98363-7084,00.html

    Crédito da foto: Rafael Roncato

    http://oglobo.globo.com/cultura/todos-os-tons-de-arnaldo-branco-9586603#ixzz2lfPi7XVN

    http://g1.globo.com/pop-arte/fotos/2010/04/tirinhas-mundinho-animal.html