Jorge Bastos Moreno

Jorge Bastos Moreno é natural de Cuiabá (MT). É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB/DF).
Trabalha como jornalista desde a década de 1960, tendo passado pelas redações do Jornal de Brasília (DF) e das sucursais do Jornal do Brasil e da revista Veja. Foi diretor da Infoglobo de Brasília. É considerado um dos mais importantes e respeitados comentaristas políticos do País.
Escreve semanalmente sobre política na coluna Nhenhenhém do jornal O Globo (RJ), onde atua também como repórter especial de Política e diretor da sucursal de Brasília. Mantém ainda o blog Rádio do Moreno, alocado no portal Globo.com desde junho de 2007, com informações sobre os bastidores do poder em Brasília, e seus textos são publicados no site do jornal.
Assessor de imprensa de Ulisses Guimarães (1916-1992), quando o político foi candidato à Presidência da República, em 1989 ? único período em que se afastou das redações ?, escreve um folhetim narrado por Mora Guimarães (1922-1992), esposa do ex-parlamentar, passado no período entre o fim da ditadura militar e os primeiros anos da volta à democracia no País até o acidente aéreo que vitimou o casal. Acredita que o texto renderá um livro e uma peça de teatro, talvez mesmo uma minissérie de tevê. Já escolheu a atriz Mariana Ximenes para viver o papel no teatro, com direção de João Falcão e adaptação de Adriana Falcão.
Leciona no curso de Comunicação Social da Universidade Paulista (Unip) de Brasília. Já fez o mesmo no Centro Universitário Unieuro, também no Distrito Federal, onde foi professor da disciplina Aproximação ao Ambiente Profissional dos cursos de Publicidade e Jornalismo.
Atualizado em novembro de 2012.
Fontes:

 

Trabalha como jornalista desde a década de 1960, tendo passado pelas redações do Jornal de Brasília (DF) e das sucursais do Jornal do Brasil e da revista Veja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *