28 C
Nova Iorque
quinta-feira, junho 25, 2026

Buy now

Início Site Página 854

José Guilherme Ferreira é o novo editor-chefe da SP/Rio FM

José Guilherme Ferreira
José Guilherme Ferreira

José Guilherme Ferreira é o novo editor-chefe da SP/Rio FM 101.5, de São José dos Campos, primeira rádio-estrada do País, lançada em 2011. Formado pela ECA-USP, foi por oito anos editor-chefe do Diário do Comércio, de São Paulo, e da revista Digesto Econômico. No DC, integrou a equipe vencedora do Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa, pela criação do Museu da Corrupção. Participou de equipes nas redações da TV Globo (telejornais SP-TV e Bom Dia São Paulo), Agência Estado, O Estado de S. Paulo, Agência Folha, Jornal da Tarde e Globo Rural.

Também escritor e editor, membro titular da Academia Brasileira de Gastronomia e autor do livro Vinhos no Mar Azul – Viagens Enogastronômicas, manteve por sete anos no DC a coluna Roda do Vinho. Embora tenha feito carreira em São Paulo, reside em São José dos Campos. “A SP/Rio é uma rádio com DNA das grandes emissoras e para mim é um privilégio dirigir uma redação com perfil contemporâneo, preocupada em fazer um bom jornalismo”, diz.

Além de comandar o jornalismo da emissora, José Guilherme participará com a coluna Aspas nos Jornais 120 e 30 Minutos, apresentados por Rodrigo Fernandes. No programa De carona na conversa, que vai ao ar diariamente às 16h, fará parte da bancada, com Fernanda Santos.

Nos primeiros quatro anos de atividade, a SP/Rio fez parte de um projeto de cobranding com a ConectCar, empresa que dava o nome à emissora. Hoje comemora a consolidação de uma rádio que se tornou referência na região. “A emissora está ficando madura. Em 2018 faremos a quarta eleição em sete anos de operação”, afirma o diretor-geral Maurício Guisard.

Helicóptero da Globo cai e deixa mortos no Recife

Um acidente com um helicóptero que prestava serviços à Rede Globo Nordeste matou ao menos duas pessoas na manhã desta terça-feira (23/1), no Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 6h, e chovia no momento da queda. O helicóptero caiu nas proximidades da avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina.

Segundo apurou o JC Online, até as 6h50 duas pessoas que estavam dentro do helicóptero morreram e outra vítima foi encaminhada para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. Três mergulhadores dos bombeiros realizam as buscas pela aeronave que afundou no mar.

Por volta das 7h20, a Rede Globo confirmou o falecimento do comandante do helicóptero, Daniel Galvão, e, de acordo com o G1, uma sargento, identificada como Lia, que era supervisora da empresa dona do Globocop, também morreu. A reportagem da emissora confirmou que o operador de imagens Miguel Brendo foi socorrido e levado para o HR.

A aeronave pertencia à empresa Helisae Helicópteros do Nordeste. De acordo com a Globo, a empresa prestava serviços à emissora há mais de dez anos. O helicóptero teria passado por uma inspeção há uma semana.

Colaborador da Envolverde, Sávio de Tarso é vítima de latrocínio em SP

Sávio de Tarso
Sávio de Tarso

Sávio de Tarso Rocha Lessa morreu em 20/1 vítima de um latrocínio na cidade de São Paulo. Profissional de longa data da revista Envolverde, nasceu em Lins e veio para São Paulo, onde estudou Jornalismo na ECA-USP.

Era pós-graduado em gestão de projetos, pela FIA. Atuou com destaque dentro do jornalismo ambiental. Também trabalhou em TV Cultura, Via-Lactea Produção de Conteúdos e Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Dois jornalistas são assassinados em RO e GO em pouco mais de 24h

Jefferson Pureza e Ueliton Brizon
Jefferson Pureza e Ueliton Brizon

Ueliton Brizon e Jefferson Pureza foram assassinados esta semana em um intervalo de pouco mais de 24 horas. Ueliton, era proprietário e editor do Jornal de Rondônia, além de presidente municipal do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e suplente de vereador na Câmara de Cacoal. Ele estava acompanhado da esposa em uma motocicleta e foi atingido por quatro tiros disparados por outro motociclista, na manhã de terça-feira (16/1). Foi socorrido com vida, mas morreu ao dar entrada no hospital. Segundo a Polícia Civil, as investigações sobre o assassinato estão no início e nenhuma hipótese é descartada.

Jefferson, apresentava em Edealina (GO) o programa A Voz do Povo, na rádio local Beira Rio FM. Cobria irregularidades e fazia críticas políticas, especialmente, segundo fontes da rádio, em relação à gestão do atual prefeito, Winicius Arantes de Miranda. Ele estava deitado na garagem de sua casa quando dois homens em uma moto o atingiram com três tiros na cabeça, na noite de quarta-feira (17/1). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade vizinha, Edeia, e o delegado responsável, Queops Barreto, só se pronunciará em nota oficial.

Segundo a Abraji, existem indícios de que ambas mortes estão ligadas ao exercício da profissão, o que faz dos crimes atentados à liberdade de imprensa.

Sindicatos unem-se em ação judicial contra demissão coletiva da Band

O Sindicato dos Jornalistas e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas da Radiodifusão e Televisão do Estado de São Paulo uniram-se para mover ação judicial para suspender a demissão coletiva realizada pela Band e reintegrar os profissionais.

Cerca de 130 profissionais, entre jornalistas e radialistas, foram dispensados pela emissora em 4 de janeiro. A empresa alega ajuste em suas operações, reestruturação e reorganização do quadro profissional para justificar as demissões.

Na ação, os sindicatos ainda requerem que a Band se abstenha de fazer novas demissões em massa sem prévia negociação com o sindicato e reivindica que não se altere o regime de escala de folga aos finais de semana dos jornalistas do portal/site.

Em decisão liminar, o TRT da 2ª Região reafirmou a necessidade de negociação prévia com o sindicato laboral em caso de demissão coletiva e impediu que a Rede Bandeirantes realize novas dispensas imotivadas até a data da audiência, sob pena de multa de R$ 15 mil por trabalhador dispensado.

A audiência de instrução e conciliação estava marcada para quarta-feira (17/1), às 15h, no TRT-2.

Leonardo Maia começa na Brookfield Brasil

Leonardo Maia
Leonardo Maia

Após dez anos atuando em diferentes empresas do Grupo Odebrecht, nas áreas de Relacionamento com Imprensa e Comunicação Digital, Leonardo Maia assumiu a posição de gerente de Comunicação Corporativa da Brookfield Brasil, subsidiária da gestora global de ativos canadense.

Leonardo integra um time composto pelo jornalista Kristhian Kaminski e pelo vice-presidente executivo Fernando Martins, no qual coordenará as áreas de Relacionamento com Imprensa, Comunicação Digital e Comunicação Interna. Os novos contatos dele são 11-2540-9255 e [email protected].

Morre José Márcio Mendonça

José Marcio
José Marcio Mendonça

José Márcio Mendonça morreu nesse domingo (21/1), no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, aos 73 anos, vítima de embolia pulmonar, provocada por um câncer diagnosticado em outubro passado. Referência no jornalismo de economia, ele fez uma longa carreira no Grupo Estado: foi chefe de Redação da sucursal de Brasília do Estadão e do Jornal da Tarde, editorialista do JT, editor do Caderno de Sábado, o suplemento de cultura do jornal, e diretor da Rádio Eldorado, além de comentarista de política da TV Bandeirantes e editorialista do Diário do Comércio.

Nos últimos anos, comandou a área de jornalismo da rádio SP-Rio FM, de São José dos Campos (SP), para onde se mudou em 2017. Também coordenava o blog Na Real, no Infomoney, onde tinha um programa semanal de TV, apresentado em parceria com o advogado Francisco Petros e produzido por Alberto Morelli.

Viúvo (a esposa Bebel morreu há 12 anos), deixa os filhos Júnior e Laura e um neto. Por um lapso, informamos que o velório seria realizado na segunda- feira (22/1).

Comunicação da Gerdau já opera a partir de São Paulo

Renato, ao centro, ladeado por Miguel Varanda, Sharon Treiguer, Lucila Ribeiro, Magali Vargas e Paulo Boneff
Miguel Varanda, Sharon Treiguer, Lucila Ribeiro, Renato Gasparetto, Magali Vargas e Paulo Boneff

Renato Gasparetto, diretor corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau, já está de volta a São Paulo, juntamente com sua equipe de relações com a imprensa, marca, relações institucionais e o Instituto Gerdau.

Na foto, parte da equipe. Renato, ao centro, ladeado por Miguel Varanda (esq. – Relações com Imprensa), Sharon Treiguer (Instituto Gerdau), Lucila Ribeiro (Comunicação e Assuntos Institucionais), Magali Vargas (Marca e Comunicação) e Paulo Boneff (Instituto Gerdau). O telefone da Gerdau para atendimento a imprensa é 11-3094-6322.

O adeus a Anselmo Cheré

Anselmo Cheré
Anselmo Cheré

Faleceu na noite de 8/1, aos 59 anos, Anselmo da Silva Filho, o Anselmo Cheré. Revisor da Editora Globo, ele sofreu um enfarte voltando do trabalho para casa. Segundo amigos, chegou a parar a moto que dirigia, mas não resistiu.

“Parte da formação dele foi em seminário religioso, de onde saiu para se tornar jornalista pela Cásper Líbero”, relembra o diretor de Redação da Autoesporte Marcus Vinicius Gasques. “Além de colaborar aqui, trabalhava na agência Camarinha, onde acabou sendo ‘adotado’ por um gato que apareceu por lá. Todos cuidam do gato, mas o bicho ‘escolheu’ o Cheré, e ficava junto dele na mesa, ou mesmo sobre o teclado. Parece que o gato tinha um nome, mas Cheré o chamava de Miau”.

Antes, passou ainda pela revisão da Editora Abril, foi editor da revista da NET e crítico de cinema no Jornal da Tarde, uma de suas grandes paixões. Vivia sozinho com a mãe de 85 anos, de quem cuidava.

Eliseu Gabriel: “Falta de reconhecimento a Landell é problema cultural”

Eliseu Gabriel
Eliseu Gabriel

No próximo domingo (21/1) completam-se 157 anos do nascimento do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, inventor do rádio, figura histórica pouco conhecida no Brasil. Em 2011, ele foi homenageado pelo vereador paulistano Eliseu Gabriel (PSB) com o título de Cidadão Paulistano, in memoriam. Agora, Eliseu, com o apoio deste J&Cia e do biógrafo de Landell Hamilton Almeida, está propondo a criação do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo no âmbito da Câmara Municipal, e de forma permanente. J&Cia conversou com ele sobre a iniciativa e sobre a falta de reconhecimento ao padre-cientista e sua obra.

Jornalistas&Cia – Por que essa dificuldade de heróis, como Landell, não conseguirem ter seu brilho reconhecido em seu próprio País?

Eliseu Gabriel – É um problema cultural no Brasil, infelizmente. A importância da soberania, tão fundamental para uma nação, ainda não é devidamente assumida em nosso País.

J&Cia – Qual a importância desse prêmio para a memória de Landell e para o próprio radiojornalismo?

Eliseu – Nosso objetivo é selecionar, anualmente, os profissionais que mais se destacaram em suas respectivas categorias de radiojornalismo e prestar a devida homenagem ao inventor do rádio, o brasileiro padre Roberto Landell de Moura, que, com seu brilhantismo, foi o verdadeiro pioneiro das telecomunicações no mundo, mas que, infelizmente, faleceu sem o devido reconhecimento. É também uma forma oportuna de prestar uma homenagem a esse padre-cientista e deixar seu nome na memória dos jornalistas. Claro, além de premiar os profissionais em destaque do radiojornalismo, o prêmio também estimulará o interesse pelo conhecimento dos experimentos de Landell de Moura, além de promover o surgimento de novos profissionais de radiojornalismo. Serão premiadas as categorias: âncora; repórter; comentarista e programa de radiojornalismo.

J&Cia – Quando esse prêmio de radiojornalismo terá sua primeira edição?

Eliseu – Será em 20 de junho de 2018.

J&Cia – Temos empreendido uma luta de mais de oito anos pelo reconhecimento de Landell no País, sobretudo no ensino básico, com a perspectiva de que nossas crianças conheçam o padre-cientista como a outros heróis brasileiros. No entanto, em que pesem gestões diversas até no Ministério da Educação, em Brasília, não temos tido sucesso. Apenas Porto Alegre, terra de origem de Landell, fez esse movimento e tornou obrigatório o ensino da obra científica de Landell nos cursos básicos municipais. O senhor tem um projeto na Câmara paulistana com a mesma proposta. Sabe dizer como ele anda e também que outras eventuais ações podem ser feitas nessa direção?

Eliseu – Tramitou na Comissão de Constituição e Justiça em 2014, foi arquivado, voltou em 2017. Esperamos que ações como essa, do Prêmio Landell de Moura de Radiojornalismo, possam ajudar na aprovação do projeto de lei.

J&Cia – Como o senhor enxerga Landell na galeria dos heróis e grandes cientistas brasileiros?

Eliseu – Landell foi um inventor e cientista. Desenvolveu suas experiências no Brasil com parcos recursos técnicos e financeiros. Num país ainda tão carente em apoiar e desenvolver sua produção técnica e científica, deixar de prestigiar e divulgar a obra de Landell de Moura é desperdiçar a oportunidade de reconhecer para a posteridade os feitos e a glória de um dos grandes gênios brasileiros.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese