A Marco Zero Conteúdo, com o apoio da Repórteres Sem Fronteiras e do Coletivo Sargento Perifa, lançou o Mapa da Mídia Independente e Popular.
A Marco Zero Conteúdo, com o apoio da Repórteres Sem Fronteiras e do Coletivo Sargento Perifa, lançou em 19/4 o Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco, uma base de dados online que dá visibilidade a coletivos de comunicação popular do estado que atuam especialmente em comunidades periféricas, com objetivo de conectar e fortalecer as ações.
Marcando a sua primeira etapa, o projeto mapeou 42 iniciativas onde, através do site, qualquer usuário pode acessar suas informações sobre data de fundação, número de integrantes, temas abordados, periodicidade da produção, formas de financiamento, além de como conhecer suas redes sociais e acionar contatos diretos dos grupos. A expectativa dos organizadores é chegar a pelo menos 100 iniciativas de todas as regiões do estado.
Durante o processo de mapeamento foi descoberto que os coletivos em sua maior parte são formados por pessoas jovens, periféricas, mulheres negras que atuam na comunicação antirracista, contra LGBTfobia e os preconceitos de classe. Além disso, foi constatado também que o financiamento dos coletivos é advindo de recursos próprios, entretanto, o financiamento por editais tem sido muito importante para o desenvolvimento do trabalho de muitos.
Para Laércio Portela, cofundador da Marco Zero Conteúdo e coordenador da iniciativa, o Mapa é uma ferramenta de visibilização, mas também de aproximação dos coletivos de comunicação independente e popular que atuam no estado.
“Ele traz a potência e a diversidade de corpos, territórios, culturas e narrativas que os coletivos representam. Para os próprios coletivos, serve como um ambiente de encontro para a formação de redes”, afirmou.
O projeto envolverá também uma pesquisa sobre quem são e como atuam esses grupos, formação e capacitação, realização de debates e trocas de experiências, e também a produção e distribuição colaborativa de conteúdos. O cadastramento de novos veículos ou coletivos pode ser feito através doformulário.
O Jornal Já, publicação independente de Porto Alegre, recebeu uma intimação para indenizar Luiz Henrique Sanfelice, assassino condenado pela morte da esposa, a jornalista Beatriz Rodrigues de Oliveira. O valor, estipulado em R$ 32 mil, diz respeito a um processo movido em 2014 por Sanfelice em retaliação à reportagem Ela foi queimada viva, de Renan Antunes de Oliveira, publicada em 2005 na versão impressa da publicação, e reproduzida em 2010, na digital.
Ao sustentar a acusação contra o jornal, Sanfelice argumentou que o fato de a matéria, escrita com base em uma sessão do júri em julho de 2005, ter sido republicada no site, em 11 de maio de 2010, era uma tentativa de não deixar o crime ser esquecido. O empresário apontou que o texto prejudicava o retorno ao convívio social e gerava dificuldades na busca por um emprego e, por fim, alegou que a disponibilidade do conteúdo o estava impedindo de usufruir do direito ao esquecimento.
O caso
O caso Sanfelice ocorreu em 2004, quando Beatriz foi encontrada morta em 12 de junho daquele ano, Dia dos Namorados, dentro do Mégane do marido, próximo ao Santuário das Mães, uma região erma da cidade de Novo Hamburgo (35 km de Porto Alegre), no Vale do Sinos.
O carro havia sido incendiado, e o corpo de Beatriz estava dentro dele. Durante as investigações, diversos elementos foram descobertos, como fitas pornô gravadas pelo empresário em que ele aparecia com amantes, uma suposta traição por parte de Beatriz e um seguro de vida da mulher, cujo beneficiário era ele próprio, no valor de R$ 350 mil – esses dois últimos principais motivadores do crime, segundo a polícia.
Sanfelice sempre negou a autoria do assassinato, mas acabou sendo condenado em 2006 durante um julgamento muito concorrido por curiosos.
Direito ao esquecimento
O direito ao esquecimento é a prerrogativa de não ser lembrado contra a própria vontade, especificamente em fatos de natureza criminal. Contudo, em fevereiro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal. Além disso, em março de 2022 a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também defendeu que essa legislação não pode servir de justificativa para impor a exclusão de uma matéria de um site jornalístico.
A sentença
Em fevereiro de 2017, a juíza Carla Patrícia Boschetti, da 7ª Vara Cível do Foro Central, deu ganho de causa a Sanfelice e solicitou a remoção da matéria em questão. Também determinou “a abstenção da ré de nova divulgação do conteúdo difamatório a seu respeito” e o pagamento de danos morais. Na sentença, a magistrada ainda argumentou que o jornal não apresentou nenhuma defesa, o que, segundo a Constituição, leva ao entendimento de que as alegações feitas pela parte acusante são verdadeiras.
No texto, a juíza apontou que a reportagem acabou por causar ofensas morais a Sanfelice, por conta do excesso de “adjetivação indevida imputada ao autor”. Em relação aos danos morais, a magistrada determinou o pagamento da quantia de R$ 2 mil, que deveria ser corrigida monetariamente por meio do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) a partir da data da sentença. Ela também considerou o acréscimo de juros moratórios desde a data que a matéria foi publicada on-line. Por fim, estabeleceu o pagamento, por parte do jornal, das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 20% sobre o valor da condenação.
Falta de defesa
Procurado pelo site Coletiva.net, Elmar Bones, proprietário do Jornal JÁ, explicou que, durante as primeiras movimentações processuais, houve divergências entre o seu advogado, Luis Francisco Barbosa, e a juíza. Segundo o jornalista, o defensor e a magistrada alegaram prazos diferentes para o encaminhamento da defesa. “Na data que ela mencionou, eu fui até o cartório judicial para pegar os autos, só que ainda não estavam disponíveis para consulta”, relatou. Ele ainda contou que pediu um atestado que comprovasse a falta dos documentos, que foi anexado ao processo, mas desconsiderado na sentença.
Logo após a decisão, ainda em 2017, Elmar entrou com um recurso em segunda instância, na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), requerendo o benefício da justiça gratuita em nome do Jornal JÁ – negado em primeira instância. Vale salientar que a legislação brasileira permite a concessão tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, contudo, o desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, negou novamente, sob a alegação de falta de evidências que comprovem dificuldades financeiras. Em nova contestação feita pelo jornalista, em 2018, a regalia foi aprovada por unanimidade em sessão da mesma câmara.
Ainda no mesmo recurso, Elmar argumentou ter sofrido cerceamento de defesa, devido à indisponibilidade de acessar os autos do processo. Na contestação, pediu para que pudesse encaminhar a defesa, o que foi desconsiderado na avaliação do desembargador e relator do caso, Jorge Luiz: “a parte ré foi devidamente intimada acerca da reabertura do prazo para apresentação de contestação”. Enquanto isso, Sanfelice também entrou com uma apelação em segunda instância e pediu o aumento do valor estipulado para os danos morais, que foi julgado e ampliado a R$ 8 mil na mesma sessão.
Ainda conforme Elmar, o pagamento da indenização, que deveria ter sido feito até 21/4, não ocorreu, pois alegou que não tem condições financeiras para tal. O jornalista também explicou que, no final do ano passado, o advogado que fazia a defesa acabou falecendo e, desde então, não teve conhecimento de novos andamentos no processo até 6 de abril, data em que foi intimado. Na conversa com o portal, o proprietário do Jornal Já ainda explicou que estava em São Paulo, onde se encontraria com o advogado gaúcho Werner Becker para realizar uma consulta sobre a situação.
Em protesto contra a violência contra jogadores e supostos casos de fake news, o Corinthians emitiu nesta sexta-feira (22/4) uma nota comunicando que promoverá, até as 10h da próxima segunda-feira (25/4), um “apagão de informações” em sua área de Comunicação. A decisão faz parte de um posicionamento do clube paulista contra os recentes casos de ameaças a jogadores do clube, e a disseminação de ódio e fake news nas redes sociais.
Na prática, o clube interromperá nesse período todo tipo de Comunicação, incluindo as relacionadas ao contato com jornalistas, uma vez que a imprensa também foi alvo das críticas do clube. “Da imprensa, cobraremos que se mantenham fieis aos seus princípios, mesmo que a tecnologia continue a revolucionar os hábitos da informação”, destacou um vídeo sobre a ação publicado nas redes sociais do clube.
No caso do embate com os jornalistas, a queixa do clube diz respeito a uma polêmica envolvendo um suposto caso de racismo e segregação que teria ocorrido na área nobre da Neo Química Arena, em jogo realizado no dia 13 de abril, contra o Deportivo Cali, pela Libertadores.
Na ocasião, o clube foi acusado de barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos. Mesmo esclarecendo o ocorrido, o clube criticou as publicações que deram coro à denúncia antes de o caso ter sido esclarecido.
“O ‘apagão de comunicação’ do Corinthians atinge também a relação dos jornalistas com a assessoria do clube. Nem por mensagens teremos contato”, explicou o repórter Tiago Salazar, da Gazeta Esportiva, que destacou ainda o fato de o clube jogar um importante clássico neste sábado, contra o Palmeiras.
O "apagão de comunicação" do Corinthians atinge também a relação dos jornalistas com a assessoria do clube. Nem por mensagens teremos contato. Portanto, creio, a lista de relacionados para o Derby não será divulgada. O pós-jogo deve ter apenas a entrevista coletiva de VP.
Vale lembrar que é o segundo caso de atrito entre um clube paulista e a imprensa nos últimos dias. Depois de ficar incomodada com uma crítica do jornalista Juca Kfouri, do UOL, a diretoria do Santos proibiu o credenciamento de jornalistas do portal para a cobertura da partida contra a Universidade Católica de Quito, também realizado em 13 de abril, na Vila Belmiro, pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, diversas entidades criticaram a postura do clube praiano.
Confira a nota na íntegra:
“O Sport Club Corinthians Paulista entra nesta sexta-feira (22) em uma das causas mais importantes de seus mais de 111 anos de história. O clube do Parque São Jorge vai se posicionar contra o clima de violência no ambiente do futebol e a disseminação do ódio e das fake news nas redes sociais por meio de um apagão de comunicação. Nenhuma postagem será feita pelas redes sociais do clube e nenhuma ação de comunicação será realizada entre as 10h desta sexta-feira (22) e as 10h da próxima segunda-feira (25).
Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte – atletas ou não – e suas famílias.
Além disso, não deixamos de notar que há quem aproveite o estado de permanente indignação para monetizar a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional, como se viu na semana passada, quando a operação de nosso estádio foi acusada de racismo ao cumprir a lei e barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos.
“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.
Recentemente, os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho e seus familiares foram expostos a ameaças feitas por torcedores, fato que se repetiu em outros clubes. Esse ódio também se estende a dirigentes, árbitros e jornalistas, o que mostra a urgência de abordar o tema e enfrentar a situação de forma efetiva e abrangente.
Esta primeira medida do Corinthians será seguida por outras que envolverão todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.”
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um alerta sobre o momento delicado pelo qual passa a liberdade de imprensa nos países da América Latina. Nos últimos doze meses, 24 jornalistas morreram em países como Nicarágua, Venezuela, El Salvador, Cuba e México.
Em discurso de abertura do encontro bianual da entidade, Jorge Canahuati, presidente da SIP, declarou que a imprensa enfrenta um “panorama desolador” no continente, por causa da crise da profissão e do setor, e um “desrespeito colossal” ao trabalho dos jornalistas e dos veículos de comunicação por parte de autoridades.
A SIP, inclusive, divulgou nesta semana um documento, assinado por 27 entidades, sendo quatro brasileiras, sobre a degradação da liberdade de imprensa na Nicarágua. O texto ressalta diversos tipos de ataques feitos pelo governo de Daniel Ortega contra jornalistas e veículos do país. Assinam o documento as organizações brasileiras Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Rádio e Televisão e Associação da Imprensa de Pernambuco.
O documento afirma que o governo da Nicarágua vem utilizando mecanismos legais, que incluem leis sobre agentes estrangeiros, crimes cibernéticos e soberania, para prender opositores, perseguir dissidentes, fechar organizações da sociedade civil, expulsar jornalistas e confiscar universidades e meios de comunicação.
Segundo o texto, ocorre na Nicarágua “perseguição sistemática ao jornalismo independente, opressão e censura generalizada, usurpação do poder e destruição das estruturas da sociedade civil”. O documento propõe um plano de ação para aumentar a cobertura do que acontece na Nicarágua a fim de que a crise da liberdade de imprensa e expressão no país ganhe mais relevância internacional. Leia mais aqui.
A Agência Lupa e a Agência Mural estão entre as 18 organizações selecionadas no programa Elevate, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), que tem o objetivo de capacitar veículos de imprensa pequenos e médios e ajudá-los a aprimorar a gestão de negócios e se tornarem financeiramente sustentáveis. Lupa e Mural são as únicas representantes brasileiras.
O programa começa em maio e durará sete meses. A ideia é focar na solução de problemas em relação a estratégia de negócios, operações e finanças, tecnologias, novas mídias, comunicação e marketing. Ao todo, 206 veículos se inscreveram para participar.
Para Natalia Leal, CEO da Lupa, “iniciativas nativas digitais têm grandes desafios do ponto de vista da sustentabilidade, e com a Lupa não é diferente. Participar do Elevate é uma oportunidade de ouro para ampliarmos as nossas estratégias de negócio, buscando sempre viabilizar o nosso trabalho de combate à desinformação de forma a manter a nossa independência”.
Vale destacar que a quantidade de veículos das Américas Latina e Central selecionados para o projeto corresponde a 33,3% do total. Além de Lupa e Agência Mural, farão parte do programa Datasketch (Colômbia – foco em jornalismo de dados), El Pitazo (Venezuela – foco em jornalismo local/regional), Foco (Panamá – foco em política) e Ocote (Guatemala – foco em direitos humanos).
Adriana e seu filho Raphael; o patriarca Luiz de França, falecido em 2017; França Júnior, irmão de Adriana
Adriana França, da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o tio-avô Wilson Carneiro Malta, o pai Luiz de França, o irmão França Júnior e o filho Raphael de França
Sabe qual o maior medo e o maior orgulho de um jornalista? É que seus filhos sigam a mesma profissão. Medo, pois todos sabem que ser jornalista no Brasil não é fácil. A profissão requer, além um olhar verdadeiramente atento e isento, um talento que não se aprende nas faculdades. Aliás, na “faculdade da vida profissional” é que aprendemos. Verdade seja dita.
Eu venho de uma família de jornalistas. Estamos na quarta geração comprometidos com a comunicação. Tudo começou com meu tio-avô, Wilson Carneiro Malta. Dono do Jornal de Petrópolis e da Rádio Difusora de Petrópolis. Ele deu início e a oportunidade para a nossa história familiar na comunicação.
Meu pai, Luiz de França, começou no rádio aos 16 anos. Ainda em Barbacena, Minas Gerais. Depois foi para uma rádio em Juiz de Fora, uma cidade maior, com mais oportunidades. Logo o tio Wilson reconheceu o talento do sobrinho-neto e o levou para a Difusora de Petrópolis. Aliás, na Difusora passaram, ainda garotos, grandes nomes da comunicação, como Paulo Giovanni (hoje atuando no mercado publicitário); o já falecido Paulo Barbosa; Gilson Ricardo, Wagner Montes, para citar somente alguns.
Dali foi um pulo para a carreira vitoriosa do França. Veio o primeiro lugar no programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti, em 1968; o contrato com a extinta TV Tupi e depois a Rádio Globo, por onde ficou por mais de 20 anos. França passou também pela Rádio Tupi e, por último, Rádio Manchete. Nessa última foi pioneiro em fazer programa ao vivo de forma remota. Montou um estúdio em casa, em Barbacena, e dali dava seu recado no microfone para os ouvintes do Rio de Janeiro.
Durante todo esse tempo pude presenciar sua evolução na carreira, suas dificuldades, sua garra e, sobretudo, suas vitórias. Como amava o rádio! E, então, como não podia deixar de ser, seus filhos também foram para a área de comunicação. Meu irmão, França Júnior, foi radialista por anos.
Eu até tentei ser publicitária, mas o destino me desviou para o jornalismo. Primeiro no rádio. Foram quase 16 anos entre CBN e Band News RJ. Depois veio a experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa, em gestão pública e privada. E lá se vão 30 anos de profissão, com direito a todas as alegrias e sufocos que só um jornalista sabe como são.
Fruta madura não cai longe do pé. Não é que meu filho Raphael de França é a soma de tudo que fomos! Com menos de quatro anos já tinha um pequeno estúdio de rádio no quarto. Fazia um programa imaginário, o Show do Neném, no qual colocava músicas e reportava as notícias do seu mundo infantil. E foi crescendo tendo o avô como ídolo. Sempre muito curioso e atento aos noticiários, às inovações do rádio, as novas mídias, as novas ferramentas e tecnologias de comunicação.
Aos 15 anos foi para o mercado e não parou mais. Além dessa curiosidade nata pela comunicação, herdou o espírito empreendedor do tio-avô Wilson Carneiro Malta. A perseverança do avô Luiz de França. A veia criativa do tio Francinha, e a seriedade no trato da profissão da mãe aqui. Isso tudo junto e misturado, somando-se a pegada plural que é inerente a essa geração dos 30 e poucos anos.
Adriana e seu filho Raphael; o patriarca Luiz de França, falecido em 2017; França Júnior, irmão de Adriana
Incrível como essa geração de jornalistas e comunicadores desenvolve múltiplos talentos! Eles apuram, escrevem, editam, operam vários equipamentos, conhecem inúmeras ferramentas, inventam e se reinventam a toda hora. E estudam, se atualizam o tempo inteiro. Afinal, hoje em dia, o mercado de jornalismo, da comunicação em geral, não é só para os talentosos, mas sobretudo, para os fortes!
O Google abriu inscrições para a terceira edição do Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI) na América Latina, que visa a auxiliar na elaboração de projetos e produtos inovadores que ajudem organizações, veículos de notícias e jornalistas a criar modelos de negócios sustentáveis e diversificados na região. Interessados devem inscrever suas propostas até 7 de junho.
As propostas selecionadas receberão até US$ 250 mil para o financiamento de 70% dos produtos ou serviços propostos. Podem participar veículos digitais, tradicionais, rádios, freelances, ONGs, entre outros.
O programa está buscando projetos focados, mas não limitados, às seguintes áreas: Aumento do engajamento da audiência; desenvolvimento e diversificação de modelos de negócios; novos métodos de distribuição de conteúdo; combate à desinformação; aumento da confiança no jornalismo; estratégias para alcançar novos públicos; melhoria da eficiência dos fluxos de trabalho dentro das redações; e novas tecnologias para os veículos e para o jornalismo.
As inscrições devem ser feitas no site do projeto preferencialmente em inglês, mas serão aceitas em espanhol e português. Os candidatos devem produzir uma apresentação de slides explicativa, cujo modelo está disponível no site do Desafio. A GNI realizará em 3/5, às 19h, uma sessão de perguntas e respostas em português, transmitida no YouTube.
Em 2021, o programa selecionou 21 projetos na América Latina, sendo oito brasileiros, de Associação Fiquem Sabendo, Folha de S.Paulo, Estado de Minas, AzMina, Projeto #Colabora, Marco Zero Conteúdo, Rede Gazeta e AppCívico.
O cartunista Arnaldo Angeli Filho, mais conhecido como Angeli, anunciou aos 65 anos o fim de sua carreira após ser diagnosticado com afasia progressiva primária. A doença neurodegenerativa prejudica a comunicação e ao longo do tempo faz com que a pessoa seja incapaz de se expressar de forma verbal ou escrita. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (20/4) na Folha de S.Paulo, onde o cartunista atuou por mais de 50 anos.
Sobre a decisão, a Folha escreveu que “não é exagero dizer que o anúncio fecha uma era dos quadrinhos, já que o traço inconfundível de Angeli, sua estética punk e comportamento transgressor marcaram a identidade de uma geração”.
A também cartunista Laerte Coutinho declarou que Angeli “tem o peso de um Pasquim inteiro em matéria de influência e significado de uma época. Ele foi vital para a existência do que entendemos como humor em São Paulo”.
Carolina Guaycuru, esposa de Angeli, disse ao g1 que o cartunista recebeu o diagnóstico há alguns anos, mas que, de um mês para cá, a doença ficou “um pouco mais pesada”. Achamos que assim ele poderá trabalhar e produzir neste novo momento de vida mais tranquilamente. Encerra como cartunista, mas não como artista”.
A Companhia das Letras está preparando uma homenagem aos 50 anos de carreira do cartunista, que deve ser publicada ainda este ano. O projeto, organizado pela própria Carolina e por André Conti, reunirá tiras de jornais e revistas, charges, ilustrações e desenhos variados publicados nas últimas cinco décadas. A ideia é fazer dois volumes, reunindo cerca de mil trabalhos.
Angeli publicou seu primeiro desenho aos 14 anos, na extinta revista Senhor. Começou na Folha de S.Paulo em 1973, com a tira diária Chiclete com Banana, que lançou personagens históricos como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock, os Skrotinhos, entre outros. Chiclete com Banana transformou-se em uma revista de quadrinhos independente de mesmo nome em 1985.
O cartunista teve ainda trabalhos veiculados em publicações internacionais, como as revistas Linus, de Milão; El Vibora, de Barcelona; Humor, de Buenos Aires; e o jornal Diário de Notícias, de Lisboa.
O apresentador Tiago Leifertanunciou no começo da semana que assinou com a plataforma Amazon Prime Vídeo para narrar jogos da Copa do Brasil. Ao todo, serão 15 partidas com narração dele. A estreia será nesta quarta-feira (20/4), às 19h30, no confronto entre Juventude-RS e São Paulo. Ao lado de Leifert, estará o streamerCasimiro Miguel, da TNT Sports, como comentarista.
Este é o quarto projeto de Tiago desde que saiu da Globo, em setembro do ano passado, após 15 anos de casa. No mês passado, criou um canal no YouTube chamado 3 na Área, que tem a participação dos comentaristas Rica Perrone e Eduardo Semblano. Também estreou na função de comentarista na transmissão de jogos do Campeonato Paulista de 2022, no YouTube.
Esta não será, porém, a primeira experiência de Leifert como narrador. Ele foi responsável pela narração da versão em português do jogo eletrônico FIFA, de 2013 a 2020, ao lado do comentarista Caio Ribeiro. Iniciou a carreira aos 16 anos, como repórter do Desafio do Galo, torneio de várzea de São Paulo. Na Globo, foi editor e apresentador do Globo Esporte. Posteriormente, migrou para a área de entretenimento e apresentou The Voice Brasil e Big Brother Brasil.