A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um alerta sobre o momento delicado pelo qual passa a liberdade de imprensa nos países da América Latina. Nos últimos doze meses, 24 jornalistas morreram em países como Nicarágua, Venezuela, El Salvador, Cuba e México.

Em discurso de abertura do encontro bianual da entidade, Jorge Canahuati, presidente da SIP, declarou que a imprensa enfrenta um “panorama desolador” no continente, por causa da crise da profissão e do setor, e um “desrespeito colossal” ao trabalho dos jornalistas e dos veículos de comunicação por parte de autoridades.

A SIP, inclusive, divulgou nesta semana um documento, assinado por 27 entidades, sendo quatro brasileiras, sobre a degradação da liberdade de imprensa na Nicarágua. O texto ressalta diversos tipos de ataques feitos pelo governo de Daniel Ortega contra jornalistas e veículos do país. Assinam o documento as organizações brasileiras Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Associação Nacional de Jornais, Associação Brasileira de Rádio e Televisão e Associação da Imprensa de Pernambuco.

O documento afirma que o governo da Nicarágua vem utilizando mecanismos legais, que incluem leis sobre agentes estrangeiros, crimes cibernéticos e soberania, para prender opositores, perseguir dissidentes, fechar organizações da sociedade civil, expulsar jornalistas e confiscar universidades e meios de comunicação.

Segundo o texto, ocorre na Nicarágua “perseguição sistemática ao jornalismo independente, opressão e censura generalizada, usurpação do poder e destruição das estruturas da sociedade civil”. O documento propõe um plano de ação para aumentar a cobertura do que acontece na Nicarágua a fim de que a crise da liberdade de imprensa e expressão no país ganhe mais relevância internacional. Leia mais aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments