Entidades defensoras da liberdade de imprensa discordaram da decisão do Santos Futebol Clube de negar o credenciamento de jornalistas do UOL para a cobertura da partida contra a Universidade Católica de Quito, nessa quarta-feira (13/4), no estádio Vila Belmiro, pela Copa Sul-Americana.

A proibição faz parte de uma decisão do presidente do clube, Andrés Rueda, de impedir a entrada de profissionais do UOL até que o veículo se posicionasse formalmente sobre uma coluna assinada por Juca Kfouri, na qual critica a atuação do Santos no empate contra o Fluminense por 0 a 0, no último sábado (9/4), chamando o time da baixada santista de “Ninguém FC”.

Para o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), a crítica a uma opinião publicada em um veículo de comunicação é sempre válida e ajuda a qualificar o debate, “ainda mais quando se trata de um assunto que envolve paixões, como o futebol. Mas o posicionamento do Santos Futebol Clube em relação a um determinado texto veiculado no UOL não pode se concretizar em censura ao trabalho da equipe de reportagem e impedimento do livre exercício da profissão jornalística”.

“O texto (de Kfouri) enquadra-se perfeitamente na atividade jornalística. O SJSP acredita no direito de o Santos discordar e contestar a crítica, mas repudia as intimidações e ações de censura à imprensa, que não cabem num ambiente democrático”, diz o Sindicato. A entidade também pede que os jornalistas do UOL sejam imediatamente liberados pelo Santos, e faz um apelo para os torcedores santistas pela defesa do trabalho jornalístico do UOL, para que informações relevantes e confiáveis sobre o Santos cheguem aos torcedores.

A Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo (Aceesp) também criticou a decisão: “Rechaçamos toda e qualquer tentativa de boicote ao livre exercício do jornalismo e, como consequência, ao direito de opinião. Uma prática inaceitável em qualquer contexto, e sobretudo num país que lutou arduamente pelo Estado democrático de direito”.

O próprio UOL publicou um texto lamentando o ocorrido. Murilo Garavello, diretor de Conteúdo da empresa, declarou que, com a ação do Santos, “são prejudicados centenas de milhares de torcedores que acompanham o clube pelo UOL e é um movimento muito preocupante. Temos perto de uma centena de colunistas e de jornalistas que trabalham com Esporte. Se um deles tiver uma opinião incômoda o veículo inteiro é punido? O Santos só vai aceitar o jornalismo que elogiar o clube?”.

Em resposta ao texto do UOL, o Santos publicou uma nota, assinada pelo presidente Rueda, na qual nega que a atitude do clube foi decorrente de críticas feitas ao Santos: “Todo jornalista pode falar o que bem entender, desde que exista respeito. A instituição Santos FC foi agredida e a liberdade de imprensa não representa liberdade para poder menosprezar qualquer instituição, independentemente de ser o Santos FC. Novamente, o que solicitamos ao UOL é que se posicione se concorda ou não com o termo usado pelo jornalista, por ser corresponsável na publicação da coluna. Se concordar, o UOL não será bem-vindo à casa do Santos. (…) O Santos FC nunca promoveu censura e não atende só jornalistas que falam bem do clube. Sempre respeitamos as matérias negativas em nome da liberdade de expressão. O que queremos é respeito à instituição”.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments