O Marco Zero Conteúdo e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), através do projeto Acessibilidade jornalística – um problema que ninguém vê, lançaram em 11/4 o aplicativo Lume, que oferece conteúdo acessível e de qualidade produzido por nove organizações de jornalismo independente do Nordeste.

Coordenado por Carolina Monteiro, diretora da Escola de Comunicação da Unicap e jornalista da Marco Zero, o projeto faz parte do programa financiado pelo desafio de inovação do Google News Initiative (GNI), que premiou oito projetos brasileiros na sua edição do ano passado.

Para desenvolvimento do aplicativo foram entrevistadas 17 pessoas que apresentam diferentes níveis de cegueira ou baixa visão em várias regiões do País, sobre como se sentem em relação à inclusão e à representatividade nos conteúdos jornalísticos de sites e redes sociais.

Por outro lado, foi disponibilizado um questionário online para entender a relação das redações com os protocolos de acessibilidade e se esta forma de inclusão era uma questão para os veículos na hora de pensar, produzir e distribuir seus conteúdos. O questionário foi respondido por 53 organizações jornalísticas brasileiras.

Disponível para o sistema Android através da Play Store, o Lume reúne conteúdo de nove organizações de mídia independente do Nordeste que compõe o projeto, sendo elas: Marco Zero Conteúdo; Olhos Jornalismo; Agência Saiba Mais; Agência Diadorim; Newsletter Cajueira; Eco Nordeste; Agência Retruco; Revista Afirmativa; e Mídia Caeté.

Ao navegar na home do aplicativo é possível escolher entre as editorias de direitos humanos, segurança, cultura, educação, entre outros, de maneira simples e acessível.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments