Com vistas a cobrir as consequências das atividades de mineração da Braskem em Maceió (AL), as plataformas digitais Marco Zero Conteúdo, Mídia Caeté e Olhos Jornalismo criaram a Redação Nordeste!, projeto que dá voz às vítimas impactadas pelo afundamento do solo.

A iniciativa pretende unir recursos e conhecimento para a produção de reportagens que mostrem os efeitos de décadas de extração do sal-gema no local. O desastre causado pelo afundamento já provocou o abandono de 15 mil residências e expulsão de 60 mil moradores. Foram atingidos bairros tradicionais como Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Para realizar a apuração e desenvolver as produções jornalísticas, formam uma equipe em Maceió os profissionais Sergio Miguel Buarque e Inês Campelo, da Marco Zero Contéudo; Wanessa Oliveira e Marcel Leite, da Mídia Caeté; e Géssika Costa, da Olhos Jornalismo.

As reportagens estão sendo publicadas nos três veículos. Uma delas expõe o descontentamento dos moradores, assim como dos movimentos sociais, que cobram justiça e a devida responsabilização da Braskem

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments