A Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro acaba de lançar o podcast Amazonas: Mentira tem Preço. O primeiro episódio, Fake News na Floresta, é apresentado por Claudia Ferraz (Rede Wayuri) e já está disponível no Spotify.

Indígena da etnia Wanano, Claudia resume a complexidade do trabalho que tem o objetivo de levar informação a regiões do extremo norte brasileiro que abrigam Terras Indígenas. “Atuamos numa área maior que Portugal, onde temos 23 etnias e cerca de 750 comunidades, algumas de difícil acesso. Além do Português, são faladas quatro línguas co-oficiais. Esse é outro desafio para os comunicadores que traduzem as informações”. 

Os episódios do podcast abordarão fake news nas comunidades, negacionismo climático, demarcação de terras indígenas e proteção dos direitos da comunidade sob a ótica de lideranças indígenas locais. A série faz parte de um projeto de investigação jornalística que leva o mesmo nome, elaborado pela produtora FALA e pelo InfoAmazônia. A coordenação é de Thais Lazzeri, fundadora da FALA.

Segundo Thais, além da equipe da Rede Wayuri, que vive em São Gabriel da Cachoeira, “estão envolvidos no projeto comunicadores de cada região administrativa da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). Assim, o trabalho ganha mais profundidade. Aqui na FALA, sempre dizemos que diversidade não é apenas o que você diz, mas sobre quem está ao seu lado. Metade da nossa equipe é do Amazonas”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments