A Marco Zero Conteúdo, com o apoio da Repórteres Sem Fronteiras e do Coletivo Sargento Perifa, lançou em 19/4 o Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco, uma base de dados online que dá visibilidade a coletivos de comunicação popular do estado que atuam especialmente em comunidades periféricas, com objetivo de conectar e fortalecer as ações.

Marcando a sua primeira etapa, o projeto mapeou 42 iniciativas onde, através do site, qualquer usuário pode acessar suas informações sobre data de fundação, número de integrantes, temas abordados, periodicidade da produção, formas de financiamento, além de como conhecer suas redes sociais e acionar contatos diretos dos grupos.  A expectativa dos organizadores é chegar a pelo menos 100 iniciativas de todas as regiões do estado.

Durante o processo de mapeamento foi descoberto que os coletivos em sua maior parte são formados por pessoas jovens, periféricas, mulheres negras que atuam na comunicação antirracista, contra LGBTfobia e os preconceitos de classe. Além disso, foi constatado também que o financiamento dos coletivos é advindo de recursos próprios, entretanto, o financiamento por editais tem sido muito importante para o desenvolvimento do trabalho de muitos.

Para Laércio Portela, cofundador da Marco Zero Conteúdo e coordenador da iniciativa, o Mapa é uma ferramenta de visibilização, mas também de aproximação dos coletivos de comunicação independente e popular que atuam no estado.

“Ele traz a potência e a diversidade de corpos, territórios, culturas e narrativas que os coletivos representam. Para os próprios coletivos, serve como um ambiente de encontro para a formação de redes”, afirmou.

O projeto envolverá também uma pesquisa sobre quem são e como atuam esses grupos, formação e capacitação, realização de debates e trocas de experiências, e também a produção e distribuição colaborativa de conteúdos. O cadastramento de novos veículos ou coletivos pode ser feito através do formulário.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments