Por Ciro Dias Reis (*)

A crise hídrica que já estamos vivendo no Brasil traz à tona a questão do impacto da escassez de recursos naturais na vida das cidades, onde moram 80% dos habitantes do país.

Em todo o mundo as cidades ocupam apenas 2% do espaço, mas geram mais de 80% do PIB global; consomem mais de dois terços da energia mundial; respondem por 70% das emissões de gases de efeito estufa; abrigam metade dos 8 bilhões de habitantes. Os atuais 4 bilhões de pessoas nos centros urbanos serão 6,5 bilhões em 2050. Em boa medida o crescimento virá de fluxos migratórios derivados tanto do abandono de áreas rurais pouco promissoras quanto da fuga de conflitos e desastres climáticos.  

Quando bem planejada e administrada, a urbanização contribui para o crescimento econômico, inovações tecnológicas e soluções inteligentes em infraestrutura e baixo carbono, dessa forma mitigando parte das mudanças climáticas. O crescimento não planejado resulta em grandes congestionamentos, poluição, proliferação de moradias improvisadas, saneamento precário e multiplicação do lixo, tornando as cidades mais vulneráveis a efeitos climáticos.

Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, o de número 12 propõe “Consumo e Produção Responsáveis”. Ele aponta na direção da chamada economia circular (“reduce, reuse, recycle”), conceito que está no topo da agenda política da União Europeia. Em 2018 cinco cidades europeias uniram-se em projeto pioneiro de economia circular: Malmö, na Suécia; Copenhague, na Dinamarca; Helsinque, Finlândia; Sofia, na Bulgária, e Ultrecht, na Holanda. Além de fortalecer a conexão entre essas cidades, o objetivo do projeto é contribuir com suas respectivas estratégias de longo prazo, com foco em processos de gestão mais integrados e inteligentes.


(*) Ciro Dias Reis é fundador e presidente da Imagem Corporativa, Global Chair da PROI Worldwide, board member da International Communications Consultancy Organisation (ICCO) e ex-presidente da Abracom

 


Mais artigos de Ciro Dias Reis:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments