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domingo, maio 19, 2024

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Nova etapa de reestruturação da Abril se concentra nas áreas administrativas

Corte anunciado é de 105 funcionários, de um quadro total de 8.700 pessoas O Grupo Abril anunciou em 18/6 uma nova etapa do processo de reestruturação da Abril Mídia, iniciado em 2013 e que tem por objetivo “equilibrar receitas e despesas e abrir frentes de inovação nas plataformas digitais, sem negligenciar as fontes de receitas tradicionais”, conforme afirmou em carta aos colaboradores o presidente da empresa Fábio Barbosa. Na primeira etapa, no ano passado, a reestruturação abrangeu o campo editorial, com corte de jornalistas, extinção de alguns títulos e reorganização das unidades de negócios. Nesta, ela fixou-se nas estruturas de Finanças, Operações, TI, RH e em algumas das unidades de negócios. Em linhas gerais, o objetivo é tornar a empresa mais enxuta e competitiva, como explica Barbosa: “Não podemos correr o risco de adiar os movimentos de adequação à nova configuração do mercado: temos que reduzir a complexidade e o tamanho da estrutura para ganhar capacidade de investimentos nas frentes essenciais dos negócios que demonstram maior potencial de crescimento e na frente de inovação”.  Uma nova Abril Na carta aos colaboradores da Abril Mídia, o presidente Fábio Barbosa salienta que “este é um movimento que vai nos guiar na direção certa, agilizando as tomadas de decisão transversalmente em toda a empresa para redirecionar recursos e energia para áreas e processos prioritários, como digital, marketing e inovação”. Ao reiterar que “o processo de reestruturação é contínuo”, explicou em sua mensagem que “nós que vivemos da produção de conteúdo devemos empreender permanentemente este exercício como forma de estar sempre um passo à frente das mudanças no consumo de mídia”. Nesse sentido, disse, “os executivos líderes de nossas unidades têm agora a desafiadora missão de conduzir cada grupo de negócios com um protagonismo e uma dinâmica de gestão que pressupõe a constante revisão dos processos, dos portfólios de nossas marcas, produtos e serviços. Na base desse desafio, estará sempre a necessidade de ajustar os esforços de nossa capacidade de produção de conteúdo relevante – sem abrir mão de nossos valores – às demandas reais de nosso público, única razão de nossa existência”. Na síntese que encerra a mensagem, destaca que “simplificação da estrutura, liberação de recursos para investir no futuro, colaboração entre as áreas, agilidade nas decisões, protagonismo para realizar mudanças, eficiência e aumento da produtividade nos negócios e desenvolvimento de talentos são as nossas diretrizes. As nossas prioridades”. E assinala: “Estamos criando uma nova Abril e dias melhores certamente estão por vir”. Em relação aos profissionais que saem, Barbosa informou que a empresa está em conversas com as pessoas afetadas e tem o compromisso de tratá-las com o respeito e o reconhecimento merecidos pelas contribuições prestadas: “É sempre difícil quando vemos colegas deixando a empresa – e esta não é a primeira vez que isso acontece em nossa história –, mas precisamos recalibrar continuamente a organização de acordo com a realidade dos diferentes perfis demandados pelos novos negócios e das nossas receitas para pavimentar os próximos passos”. O anúncio alivia por um tempo o temor de medidas mais drásticas, sobretudo envolvendo as redações. Mas isso também não é nenhuma garantia, tendo em vista as profundas mudanças a que este mercado vem sendo submetido e a própria decisão da empresa de implementar os ajustes e readequações de suas estruturas sempre que for necessário, como Barbosa deixou claro. Leia mais + Massey Ferguson abre inscrições para seu Prêmio de Jornalismo + Contratações e movimentações na redação da Agência Estado + Knight Center promove curso online de jornalismo para dispositivos móveis

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