Luciano Suassuna e Wilson Pedroso lançaram nesta semana Vencer a Eleição – Como construir uma campanha competitiva, do planejamento à vitória (Geração Editorial, 160 páginas), obra que se propõe a mostrar a candidatos o caminho para ser competitivo nas urnas e ao leitor comum o apaixonante mundo das campanhas eleitorais. O Brasil, vale registrar, terá, este ano, mais de 500 mil candidatos concorrendo a 67.800 cargos eletivos, em todos os municípios.

Embasados em dados históricos e exemplos práticos, Suassuna e Pedroso mostram que eleição é paixão e organização. “A disputa eleitoral mede sua capacidade de convencer os outros, de encantar e de criar um elo mágico, simples e emocional, num processo que é complexo, técnico e muito mais racional do que parece”, dizem os autores.

A obra conta em nove capítulos cada etapa de uma campanha, entre elas a definição da candidatura, as redes sociais, o marketing, financeiro, jurídico, agenda e eventos. Apresenta dados de campanhas, mostrando, por exemplo, os custos das candidaturas e das eleições; o protagonismo dos investimentos em redes sociais; o quanto Facebook e Google faturam nesse campo, entre outras curiosidades.

Suassuna trabalhou nos principais jornais, revistas e portais de notícias do Brasil. Foi correspondente em Paris e liderou redações em Brasília e São Paulo. Com dez anos de experiência em campanhas políticas, trabalhou em disputas para prefeito, senador, governador e presidente. Foi secretário de Comunicação do governo de Brasília e secretário de Imprensa da Presidência da República.

Pedroso Jr. tem mais de 30 anos de experiência em gestão pública e organização e coordenação de campanhas eleitorais. Ocupou cargos executivos na Prefeitura e Governo de São Paulo e no Governo Federal. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal de São Paulo.

Leia também: Inteligência artificial e eleições serão tema do Festival 3i 2024

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments