A Fundação Gabo anunciou nessa terça-feira (14/5) que o jornalista guatemalteco José Rubén Zamora será homenageado no Prêmio Gabo 2024, que ocorrerá durante o 12º Festival Gabo, em 5 e 7 de julho, em Bogotá, na Colômbia. Zamora, que denunciou escândalos de corrupção no governo da Guatemala nos últimos anos, está preso desde 2022 sob falsas acusações de lavagem de dinheiro.

O jornalista receberá o Prêmio Gabo de Excelência “por suas mais de três décadas de trabalho profissional tenaz e corajoso dedicado a revelar a corrupção e os abusos dos direitos humanos que têm assolado Guatemala”, declarou a organização do prêmio.

Nos últimos anos, Zamora denunciou casos de corrupção envolvendo o governo do então presidente Alejandro Giammattei, que deixou o cargo em 2024. O jornalista foi acusado de tráfico de influência e chantagem, e foi preso no final de julho de 2022. Cerca de dez meses depois, em maio de 2023, o jornal El Periódico, fundado por Zamora em 1996, deixou de circular. A publicação recebeu o reconhecimento de Melhor Mídia no Prêmio Rei de Espanha de Jornalismo Internacional de 2021.

Em junho de 2023, Zamora foi absolvido das acusações de tráfico de influência e chantagem, mas foi condenado a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro. O julgamento foi muito criticado pela comunidade internacional. Os promotores do Ministério Público e o juiz responsável pelo caso são considerados “corruptos” pelos Estados Unidos e pela União Europeia. A imprensa internacional classificou os processos contra Zamora como tentativas de silenciá-lo em decorrência de seu trabalho.

A sentença foi anulada quatro meses depois e o julgamento será realizado novamente, mas ainda não há data devido a recursos pendentes.

José Carlos Zamora, filho do jornalista, declarou em uma conferência de jornalismo que o pai acredita que sua prisão “faz parte do trabalho. Ele disse isso em algum momento durante os últimos 655 dias em que esteve preso. Ele vê a prisão como parte de seu trabalho e ajudou a expor os abusos de poder na Guatemala”. José Carlos mora em Miami, nos Estados Unidos, com a mãe e o irmão desde a prisão de seu pai.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments