O Grupo Nexcom, fruto da recente união das agências Fato Relevante e Pub, acaba de anunciar a contratação do publicitário Pedro Lara. E o anúncio tem como outra novidade a própria criação de um núcleo de Publicidade pela organização, fato ainda incomum no mundo do PR, mas que a cada dia ganha relevância e aderência.

Lara é formado pela Faap e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV, tendo passado por agências de publicidade, marketing de incentivo e relações públicas, com atuação para marcas como JBS/Friboi, Samsung, Folha de S.Paulo, Apae-SP e General Motors. Atual head de publicidade do Grupo Nexcom, ele falou ao Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia sobre os novos desafios e as tendências que começam a impactar o perfil da atividade.

Portal dos JornalistasComo avalia a sua chegada ao Grupo Nexcom, para liderar Publicidade em um Grupo tipicamente de PR?

Pedro Lara – Vejo como um movimento que vai ao encontro da evolução do mercado de comunicação, em que cada vez mais as marcas buscam conversas integradas e pertinentes com seus públicos. O Grupo Nexcom, com o incremento da área de publicidade, amplia seu rol de serviços e fortalece sua visão 360º em relação às estratégias de seus clientes.

PJ – Crê em mudanças mais profundas entre essas duas especialidades?

Lara – Acredito que as duas disciplinas continuam a ter particularidades que são inerentes a cada ofício, mas é um fato que essa divisão clássica entre Publicidade e PR está mudando e o nosso grupo prova isso, mostrando que a interdisciplinaridade é cada vez maior.  O surgimento de novas tecnologias sempre permitiu a ampliação dos meios e das formas de as marcas se comunicarem. O que temos testemunhado agora é que as grandes ideias, ou seja, o conteúdo – razão de ser do nosso mercado – pode nascer em qualquer lugar e ser traduzido em diversos formatos de comunicação.

PJE qual o desafio das marcas nesse cenário?

Lara – Agências e clientes precisam ser cada vez mais relevantes aos diversos públicos de interesse. Como disse, é por isso que a big ideia e estratégia – sempre foram – mas se tornaram ainda mais essenciais em nosso dia a dia. O ser humano gosta de boas histórias e ponto.  A nós, das agências, basta entender o que as pessoas desejam ouvir para que essas conversas continuem fluindo, trazendo conhecimento, satisfação, reconhecimento e reverberando novas possibilidades desse relacionamento marca/pessoas.

PJE o consumidor nesse contexto?

Lara – Não diria que é somente o consumidor, mas as pessoas e suas diversas personas exigem cada vez mais das empresas. Por exemplo, aqui no Grupo Nexcom temos uma série de trabalhos de employer branding sendo desenvolvidos, isso mostra que não é mais somente um bom salário ou benefícios que atraem um talento; o profissional tem que entender e concordar com a visão de mundo daquela empresa, ver se bate com os valores em que ele pessoalmente acredita, para aceitar contribuir com aquela organização. Hoje, todos, sem exceção, têm voz e a reputação das marcas é testada 24h por dia, sete dias por semana e esse é o grande desafio para as agências.

PJE qual a melhor forma de preservar as marcas?

Lara – Aí, mais uma vez, entra a complementaridade do PR e da publicidade. Afinal, a propaganda brasileira construiu inúmeras marcas de sucesso em sua história, marcas que, mesmo não existindo mais, ainda têm lugar no imaginário das pessoas. Marcas que foram alicerçadas na dobradinha de grandes campanhas com a reputação das organizações trabalhada pelo PR. Construir uma marca é um trabalho de longo prazo e de constante processo de refinamento, pois a realidade das empresas e da sociedade em que elas atuam evolui. Prova disso são pautas que não eram nem consideradas no passado e hoje são imprescindíveis no discurso de qualquer marca; a questão ambiental, para ficar no exemplo mais gritante, entre tantos outros. Cabe às agências zelar pelas marcas dessas empresas e pela reputação dessas organizações com todos os seus públicos.

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